Se a relação preço (Px) e demanda (Qx) de um bem “x” obedec...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q902149 Economia
Se a relação preço (Px) e demanda (Qx) de um bem “x” obedece a Lei Geral Demanda (Procura), consequentemente a inclinação da curva da demanda estará sujeita aos fundamentos desta lei. A curva da demanda é definida no plano Qx versus Px e revela as distintas quantidades que serão consumidas em função do preço. Em relação à inclinação da curva da demanda, pode-se afirmar que:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa Correta: A

A questão aborda a Lei Geral da Demanda na microeconomia, que estabelece que, ceteris paribus (ou seja, mantendo-se as demais variáveis constantes), a quantidade demandada de um bem diminui à medida que o preço aumenta e vice-versa. A compreensão desta lei é crucial para entender as variações na inclinação da curva de demanda.

A curva de demanda é geralmente representada no plano Qx (quantidade) versus Px (preço) e tem uma inclinação negativa. Este comportamento é explicado por dois principais efeitos: efeito renda e efeito substituição.

Justificativa para a Alternativa A:

A alternativa A é correta porque o efeito renda refere-se à mudança no poder de compra do consumidor conforme o preço do bem varia, enquanto o efeito substituição descreve a alteração na escolha do consumidor por bens substitutos quando o preço de um bem muda. Ambos os efeitos influenciam a inclinação da curva de demanda, garantindo que ela seja geralmente descendente.

Análise das Alternativas Incorretas:

Alternativa B: Esta afirmação está incorreta. Uma curva de demanda vertical indicaria que a quantidade demandada não muda independentemente do preço, o que não corresponde ao comportamento típico dos consumidores. Isso caracterizaria um bem perfeitamente inelástico, que é uma situação rara.

Alternativa C: A afirmação está errada porque a inclinação positiva da curva de demanda sugeriria que a quantidade demandada aumenta com o aumento do preço, o que contradiz a Lei Geral da Demanda.

Alternativa D: A ideia apresentada é confusa e incorreta. No longo prazo, as variações de preço frequentemente afetam a quantidade demandada, e embora outras variáveis possam influenciar a demanda, o preço ainda é um fator determinante chave.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A inclinação de uma curva de demanda se dá em função da elasticidade do bem (sensibilidade dos consumidores a alterações nos fatores que determinam o consumo). A elasticidade pode ser verificada sob diversos aspectos, a exemplo dos citados na questão: elasticidade RENDA da demanda (efeitos da alteração de renda na demanda) e elasticidade PREÇO CRUZADA da demanda (efeitos da alteração de preços de bens substitutos ou complementares ao bem em análise).

A curva de demanda mede quanto as pessoas gostariam de demandar a cada preço e a curva de oferta mede quanto as pessoas gostariam de ofertar a cada preço.

O preço é o foco!

O preço de equilíbrio é aquele no qual a quantidade demandada é igual à quantidade ofertada.

***********

Vai estudar lei seca?

Visite o meu IG de concursos públicos e conheça os MAPAS MENTAIS EM BLOCOS: foco nas palavras-chave.

https://www.instagram.com/ser_concursos_publicos

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo