Na Teoria Microeconômica pode-se compreender que a demanda...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q902148 Economia
Na Teoria Microeconômica pode-se compreender que a demanda ou procura é a quantidade que os consumidores estão dispostos a comprar de um bem qualquer em um espaço de tempo. Assim, em relação aos determinantes da “demanda”, entende-se que:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa Correta: D

Na teoria microeconômica, a demanda representa a quantidade de um bem que os consumidores estão dispostos a adquirir em um determinado período. Os determinantes da demanda incluem o preço do bem, a renda do consumidor, o preço de bens relacionados (substitutos e complementares), entre outros fatores.

A opção D está correta ao afirmar que a curva da demanda em função do preço é negativamente inclinada. Isso significa que, à medida que o preço de um bem diminui, a quantidade demandada tende a aumentar, e vice-versa. Este é um princípio fundamental da teoria da demanda, conhecido como Lei da Demanda. Conforme explicado por diversos manuais de economia, como o clássico "Princípios de Economia" de N. Gregory Mankiw, a relação inversa entre preço e quantidade demandada é observada na maioria dos bens.

Agora, vamos analisar as alternativas incorretas:

A - A afirmação de que a renda do consumidor é um fator neutro no curto prazo está incorreta. A renda é um dos principais determinantes da demanda. Se a renda do consumidor aumenta, a demanda por bens normais (bens cuja demanda aumenta com o aumento da renda) tende a aumentar. Portanto, a renda não é um fator neutro.

B - A declaração de que existe uma relação diretamente proporcional entre demanda e preço de mercado está errada. Segundo a Lei da Demanda, a relação é inversa: quando o preço sobe, a demanda cai, e quando o preço cai, a demanda aumenta. Portanto, não há proporcionalidade direta.

C - A alegação de que os preços dos bens complementares não são considerados na análise da demanda está incorreta. Os preços de bens complementares, aqueles que são consumidos em conjunto, afetam a demanda. Por exemplo, um aumento no preço da gasolina pode reduzir a demanda por carros.

Para interpretar enunciados de forma eficaz, é importante identificar palavras-chave e compreender como os conceitos interagem. Estratégias como destacar termos principais e relembrar a teoria básica podem ajudar a evitar erros comuns.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

a) E. A renda do consumidor provoca alterações na curva da demanda. Ex: um aumento da renda (salário do brasileiros) provoca um deslocamento da curva inteira da demanda para a direita. 

b) E. A lei da demanda trabalha numa relação inversamente proporcional entre demanda de um bem e preço. Para bens normais, isto é, o aumento de preços provoca redução da quantidade demandada. Já uma redução de preços provoca aumento da quantidade demandada.

c) E. Quando falamos em demanda individual, ela representa o comportamento de uma pessoa e notavelmente a pessoa considera o bens complementares. Ex: a dona de casa ao comprar o arroz e reparar que estar barato, terá forte tendência para comprar o feijão (arroz e feijão são bens complementares, já que quem "come arroz come feijão".

d) C. Decore:

Curva de oferta - diretamente proporcional os preços e quantidades, positivamente inclinada.

Curva de demanda - inversamente proporcional os preços e quantidades, negativamente inclinada.

 

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo