A Prefeita de Alto Bela Vista, Cátia Tessmann Reichert, além...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1783908 História e Geografia de Estados e Municípios
A Prefeita de Alto Bela Vista, Cátia Tessmann Reichert, além da função administrativa de governar o município assumiu recentemente a presidência:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: B - Do Consórcio Intermunicipal Multifinalitário do Alto Uruguai Catarinense - Consórcio Lambari.

1. Tema central da questão

Esta questão aborda administração pública municipal e a participação de gestores locais em entidades regionais, algo recorrente nos concursos de História e Geografia de Santa Catarina. O candidato precisa reconhecer o papel dos consórcios intermunicipais e associações na gestão regional e saber identificar cargos e funções na esfera municipal.

2. Resumo teórico

Consórcios intermunicipais como o Consórcio Lambari são formados por municípios para promover ações conjuntas em áreas como infraestrutura, saúde e meio ambiente, otimizando recursos e soluções regionais. Gestores municipais frequentemente ocupam cargos de direção nessas entidades para fortalecer a integração regional (Lei Federal nº 11.107/2005).

3. Justificativa da alternativa correta

A prefeita de Alto Bela Vista, Cátia Tessmann Reichert, assumiu a presidência do Consórcio Intermunicipal Multifinalitário do Alto Uruguai Catarinense (Consórcio Lambari). Esta informação é confirmada em noticiários regionais e publicações oficiais da AMAUC. O Consórcio Lambari visa unir esforços de municípios para resolver questões multifinalitárias, sendo comum prefeitos integrarem sua diretoria.

4. Análise das alternativas incorretas

  • A - Parque Estadual Fritz Plaumann: Trata-se de uma unidade de conservação, gerida pelo poder estadual, não por prefeitos municipais.
  • C - Projeto Integrar: Não é uma entidade administrativa regional, tampouco tem relação direta com a presidência de prefeitos.
  • D - Consórcio Intermunicipal de Saúde do Alto Uruguai Catarinense (CIS/AMAUC): Embora relevante, não foi essa a presidência assumida pela prefeita citada no enunciado.
  • E - Associação dos Municípios do Alto Uruguai Catarinense (AMAUC): Embora prefeitos possam presidir a AMAUC, não foi essa a entidade mencionada na situação apresentada.

5. Estratégias de interpretação

Fique atento a expressões como "recentemente assumiu" e à identificação precisa das entidades citadas. Evite confundir associações, consórcios e projetos, pois cada um possui natureza e funções distintas. Busque sempre relacionar as siglas e nomes a suas funções reais.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo