No controle físico-financeiro de uma obra, pode-se utilizar,...
parâmetros de custo, prazo e qualidade, é necessário, além de um
planejamento bem elaborado, o controle físico-financeiro durante
a sua execução. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Para compreender a questão a respeito do controle físico-financeiro de uma obra, é importante entender que o objetivo principal é garantir que a obra seja concluída conforme o planejado, nos parâmetros de custo, prazo e qualidade. Este processo envolve monitorar tanto a progressão física da obra (o que está sendo construído) quanto os gastos financeiros.
A questão destaca o uso do Princípio de Pareto neste contexto. Este princípio, também conhecido como a regra 80/20, sugere que em muitos casos, 80% dos efeitos vêm de 20% das causas. No planejamento e controle de obras, ele pode ser aplicado para identificar quais são os itens mais críticos que precisam de maior atenção durante a execução.
Alternativa Correta: C - certo
A utilização do Princípio de Pareto no controle físico-financeiro de uma obra é uma prática aceita e eficaz. Ao focar nos itens mais importantes para o sucesso do projeto, os gestores podem otimizar recursos e esforços, garantindo que os elementos mais críticos sejam monitorados com mais cuidado. Este método ajuda a priorizar o que realmente importa, oferecendo uma visão clara sobre quais áreas podem causar mais impacto no sucesso do projeto.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
CERTO
O diagrama de Pareto, que teve importantes contribuições de Juran (um dos importantes teóricos do gerenciamento de qualidade), baseia-se no princípio de que a maioria das perdas tem poucas causas, ou, como foi dito por Juran “poucas são vitais, a maioria é trivial”.
Através do Diagrama, que pode ser aplicado seguindo-se seis passos básicos, é possível ter uma idéia clara da relação entre causas e problemas a fim de priorizar a ação que trará melhor resultado. As etapas são as seguintes:
1. Determine o objetivo do diagrama, ou seja, que tipo de perda você quer investigar;
2. Defina o aspecto do tipo de perda, ou seja, como os dados serão classificados;
3. Em uma tabela, ou folha de verificação, organize os dados com as categorias do aspecto que você definiu;
4. Faça os cálculos de freqüência e agrupe as categorias que ocorrem com baixa freqüência sob a denominação “outros”, calculando também o total e a porcentagem de cada item sobre o total e o acumulado;
5. Trace o diagrama.
O Diagrama de Pareto tem como objetivo identificar quais causas devem ser “atacadas” primeiro ou que surtirão melhores resultados, no entanto, devem ser verificadas diversas classificações até a construção do diagrama final e problemas ou causas muito complexas devem ser estratificadas a fim de garantir a eficácia do método
Também conhecido com curva ABC.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo