No texto, temos o uso correto do sinal indicativo de crase a...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Tema central: Uso obrigatório da crase na indicação de horas
A questão avalia seu domínio das regras normativas do uso da crase, especialmente na indicação de horas determinadas — tema recorrente em provas para concursos, incluindo a área de engenharia civil.
Regra fundamental: O sinal indicativo de crase é obrigatório quando ocorre a fusão da preposição “a” com o artigo feminino “a(s)” antes de horas, formando “à(s)”.
Exemplo clássico das gramáticas de Bechara e Cunha & Cintra: “A reunião acontecerá às 14h.”
Análise das alternativas:
A) Chegarei até as 20h. — Após “até”, a crase é facultativa (“até as” ou “até às”), portanto, não é obrigatória.
B) Não haverá luz das 11h as 12h. — O correto é “das 11h às 12h”. Entre dois horários (intervalo), usa-se a preposição “a” + artigo “as”, obrigando a crase: das 11h às 12h. Esta é a alternativa correta.
C) As três horas de treino foram muito cansativas. — Não indica horário, e sim duração. Não há preposição “a” + artigo “as”, logo, não cabe crase.
D) A reunião está marcada para as 17h. — Após “para”, não ocorre crase com horas: “para as 17h”, não “para às 17h”.
E) Obtivemos o resultado após as 22h. — “Após” é preposição que não admite crase. Portanto, “após as 22h”, jamais “após às 22h”.
Resumo: O uso obrigatório da crase ocorre em B) das 11h às 12h, pois indica intervalo direto entre horários, exigindo a fusão da preposição e do artigo.
Dica de prova: Atenção com preposições como “para”, “após”, “desde”, “entre” (não combinam com crase), e lembre-se: crase é obrigatória entre horários apenas na construção direta (“das ... às ...”).
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Não haverá luz das 11h às 12h. (paralelismo sintático )
Não haverá luz de 11h as 12h.( não ocorre a crase )
GABARITO B
Não haverá luz das 11h as 12h.
Nesse caso temos o paralelismo, e como há preposição + artigo no início da expressão, precisamos de preposição + artigo novamente.
Não entendi o erro da D
Concurseira Teimosa,
O erro é que a crase se encontra após uma preposição (para), sendo assim, torna o uso proibido. Vale ressaltar que após a preposição "até" a crase é facultativa.
Antes das preposições desde, após, entre e para não é utilizado o crase, e na preposição "até" o uso é facultativo.
MNEMÔNICO QUE CRIEI PARA DECORAR:
Para desenhar entre após atenuar facultativamente
PARA DESDE ENTRE APÓS ATÉ (FACULTATIVO)
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo