A hemofilia é uma doença congênita que afeta a capacidade d...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta para a questão apresentada é Errado (E).
A hemofilia é, de fato, uma doença congênita que afeta a capacidade de coagulação sanguínea. No entanto, a afirmação de que atinge exclusivamente homens está incorreta. A hemofilia é mais comum em homens porque é uma doença ligada ao cromossomo X, mas mulheres portadoras do gene podem ser assintomáticas ou ter sintomas leves. Em casos raros, mulheres também podem manifestar a doença se herdarem o gene afetado de ambos os pais.
Além disso, o tratamento da hemofilia é corretamente descrito como sendo feito por meio do uso regular de fatores de coagulação. Isso geralmente envolve a reposição dos fatores deficientes, como o fator VIII na hemofilia A ou o fator IX na hemofilia B. Este tratamento permite que os pacientes levem uma vida relativamente normal, evitando sangramentos graves e complicações mais sérias.
Por que a alternativa está errada? A questão está errada porque não considera as mulheres que podem ser portadoras assintomáticas ou ter sintomas leves. Apesar de a incidência ser significativamente menor em mulheres, não é correto afirmar que a doença atinge exclusivamente homens.
Conhecimentos necessários para a questão: Para responder corretamente a essa questão, é essencial compreender os conceitos de genética relacionados a doenças ligadas ao cromossomo X, além de ter noções básicas sobre o tratamento e manejo de condições como a hemofilia.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo