A respeito dos verbos “ensinaram” e “disseram”, presentes n...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q902119 Português

Leia o trecho a seguir e responda a questão:


“Quando eu era menino, na escola as professoras me ensinaram que o Brasil estava destinado a um futuro grandioso porque as suas terras estavam cheias de riquezas: ferro, ouro, diamantes, florestas e coisas semelhantes. Ensinaram errado. O que me disseram equivale a predizer que um homem será um grande pintor por ser dono de uma loja de tintas. Mas o que faz um quadro não é a tinta: são as ideias que moram na cabeça do pintor. São as ideias dançantes na cabeça que fazem as tintas dançar sobre a tela.

Por isso, sendo um país tão rico, somos um povo tão pobre, somos pobres em ideias. Não sabemos pensar. Nisto nos parecemos com os dinossauros, que tinham excesso de massa muscular e cérebros de galinha. Hoje nas relações de troca entre os países, o bem mais caro, o bem mais cuidadosamente guardado, o bem que não se vende, são as ideias. É com as ideias que o mundo é feito. Prova disso são os tigres asiáticos, Japão, Coreia, Formosa, que pobres de recursos naturais, se enriqueceram por ter se especializado na arte de pensar.”


Trecho extraído do texto “Pensar”, de Rubem Alves, 2007.

A respeito dos verbos “ensinaram” e “disseram”, presentes no primeiro parágrafo do texto, analise as assertivas a seguir e assinale a alternativa correta.


I. Estão conjugados a partir da terceira pessoa do plural (eles/elas).

II. Estão empregados no pretérito perfeito, o que significa que as ações aconteceram e terminaram no passado.

III. Os verbos na sua forma infinitiva, ou seja, sem conjugar, são “ensinar” e “dizer.

IV. No texto, o sujeito que executa a ação do verbo “ensinaram” é “as professoras”.

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Gabarito: D

Tema central da questão: Morfologia verbal (reconhecimento de pessoa gramatical, tempo verbal, formas nominais) e sintaxe do sujeito, fundamentando-se na norma-padrão.

Análise da alternativa correta:

Todas as afirmativas estão corretas, conforme destacado pela alternativa D:

I. Terceira pessoa do plural: Os verbos “ensinaram” e “disseram” apresentam a desinência “-am” do pretérito perfeito na terceira pessoa do plural do indicativo (eles/elas ensinaram, disseram). Essa identificação é uma habilidade central em concursos e reforça o cuidado com as terminações verbais, conforme recomenda Celso Cunha & Lindley Cintra.

II. Tempo: Pretérito Perfeito do Indicativo: Ambos expressam ações concluídas no passado, de acordo com a função desse tempo (“ações concluídas, situadas em momento anterior ao da fala” – Bechara). Frases como: “Ontem, ensinaram os conteúdos" ilustram esse aspecto.

III. Forma infinitiva: O infinitivo é a forma base do verbo, não flexionada. “Ensinar” e “dizer” correspondem às formas infinitivas que se originam das palavras conjugadas no texto, observando norma-padrão e princípios de morfologia.

IV. Sujeito do verbo: No segmento “as professoras me ensinaram”, “as professoras” é o sujeito agente. Estratégia importante: identificar o termo que realiza a ação verbal na oração (fundamental em provas), eliminando ambiguidades.

Análise das alternativas incorretas:

- A: Apenas I correta? Falso, pois II, III e IV também estão corretas.

- B e C: Desconsideram afirmativas corretas (III ou IV), revelando leitura superficial ou desconhecimento das regras morfológicas e sintáticas.

Pegadinhas e estratégias de resolução:

– Verifique sempre a conjugação e o sujeito; não confunda formas verbais nos vários tempos ou a identificação do sujeito, mesmo que não venha imediatamente antes do verbo.

– Atenção a formas nominais: as bancas testam esse vínculo entre verbos conjugados e suas bases no infinitivo.

Resumo da regra central:

Os verbos “ensinaram” e “disseram” estão conjugados no pretérito perfeito do indicativo, terceira pessoa do plural; seus infinitivos são “ensinar” e “dizer”, e o sujeito de “ensinaram” no texto é “as professoras”.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Os verbos estão empregados no pretérito perfeito - ações que acontecem e terminam no passado; (II)

Conjugação:

ENSINAR                    DIZER  --> O verbo na forma infinitiva é quando ele está na sua forma "normal" (III)

eu ensinei                    eu disse
tu ensinaste                 tu disseste
ele ensinou                  ele disse
nós ensinamos            nós dissemos
vós ensinastes            vós dissestes

eles ensinaram          eles disseram (I)

IV

"Na escola as professoras me ensinaram que o Brasil..." --> Quem ensinaram? as professoras ensinaram.. logo, as professoras é sujeito de ensinaram.
Se tiver algum erro, me corrijam!!

Gabarito letra D

Todas estão corretas 

Nossa, esse texto me desestabilizou. Ahahaha

Rubem Alves sempre arrasando :)

pretérito perfeito = ensinaram, disseram

pretérito imperfeito = ensinavam, diziam

pretérito mais que perfeito = ensinaram, disseram

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo