Analise as sentenças quanto ao uso dos "porquês":I.Ninguém e...
I.Ninguém entende por que você saiu correndo, assim, do nada.
II.Vocês querem saber isso por quê?
III.Não entendo o porquê de tanta resistência em se abrir.
Está correto o uso em:
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito: D
Fundamento decisivo: O critério decisivo é normativo e está no emprego de "por que", "por quê" e "porquê" nas três sentenças: I, II e III. Como os trechos se ajustam, respectivamente, à interrogativa indireta, ao final de enunciado interrogativo e ao uso substantivado, todas as ocorrências estão corretas, o que confirma o gabarito D.
- Verifique se a expressão equivale a "por qual razão": em interrogativa direta ou indireta, a forma é "por que".
- Se a expressão estiver no fim da frase ou antes de pausa forte, observe a possibilidade de "por quê".
- Quando houver artigo ou outro determinante antes da forma, teste se ela equivale a "motivo": nesse caso, é substantivo, "porquê".
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
PORQUE (separado sem acento)
Usado em perguntas diretas ou indiretas, com sentido de “por qual razão” ou “por qual motivo”.
POR QUÊ (separado com acento)
Usado no final de frases interrogativas, diretas ou indiretas.
Recebe acento porque fica em posição tônica (antes de ponto final ou interrogação).
PORQUÊ (junto com acento)
É um substantivo, significando “o motivo”, “a razão”.
Geralmente vem acompanhado de artigo, pronome ou numeral.
PORQUE (junto, sem acento)
É uma conjunção, usada para explicar, justificar ou indicar causa.
Normalmente pode ser substituído por "pois", "já que", "uma vez que".
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo