Julgue o item a respeito da limpeza de mobiliário e de sani...

Ver outras questões
Usar o filtro de questões
Q1783764 Conhecimentos de Serviços Gerais
Julgue o item a respeito da limpeza de mobiliário e de sanitários.

Os móveis e acessórios de metal devem ser limpos com álcool a 70% e polimento corrosivo.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Tema central: Limpeza adequada de móveis e acessórios metálicos em ambientes administrativos.

O ponto-chave desta questão é avaliar o conhecimento sobre produtos corretos para limpeza de superfícies metálicas, com respaldo nas normas técnicas e boas práticas na administração pública. A afirmação questiona o uso de álcool 70% e polimento corrosivo em metais.

Fundamento teórico:

O álcool 70% é recomendado nos manuais oficiais para a limpeza de móveis e superfícies de metal, pois elimina germes e não danifica o material. Segundo normas técnicas nacionais, para limpeza dessas superfícies deve-se:

  • Utilizar pano úmido com álcool 70% ou detergente neutro.
  • Evitar produtos corrosivos como polidores abrasivos, ácidos ou qualquer componente que possa atacar quimicamente o metal.

Pegadinha da questão:

Uma armadilha comum é supor que todo tipo de polimento melhora o brilho dos metais. Porém, produtos ditos “corrosivos” danificam a estrutura metálica, podendo causar manchas, enfraquecimento ou oxidação – o oposto do desejado na conservação do mobiliário.

Análise das alternativas:

C) certo: INCORRETA. Aponta como correta a aplicação de polimento corrosivo, o que viola as recomendações das normas técnicas, podendo causar dano permanente ao móvel metálico.

E) errado: CORRETA. A alternativa está correta porque rejeita o uso de materiais corrosivos na limpeza de superfícies metálicas. Produtos abrasivos/corrosivos devem ser sempre evitados para garantir a preservação do mobiliário.

Dica de prova: Fique atento a termos que indicam generalizações (“devem ser”, “sempre”) e a palavras específicas como “corrosivo” – elas normalmente sinalizam pegadinhas. Busque sempre associar os produtos de limpeza à sua finalidade e seu efeito sobre os materiais!

Resumo: Álcool 70% sim; polimento ou produto corrosivo, não.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo