O Plano Nacional de Imunização (PNI) do Brasil foi criado em 1973. Ele tem foco na
universalização das imunizações no país. A partir de 1977, o PNI passou a administrar a BCG, além
das vacinas contra o sarampo, a pólio e a tríplice bacteriana (DTP), que protege da difteria, do
tétano e da coqueluche. Atualmente, 45 imunobiológicos são disponibilizados anualmente pelo
programa. São vacinas que fazem parte do calendário vacinal do Adolescente: