A Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) é responsável por ...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: D
A questão gira em torno da Política Nacional de Vigilância em Saúde (PNVS), um componente essencial do Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil. A PNVS foi instituída para aprimorar a capacidade do sistema de saúde em detectar, monitorar e responder a emergências em saúde pública, levando em conta tanto os determinantes quanto os condicionantes da saúde.
A relevância do tema está em compreender como a vigilância em saúde trabalha de forma integrada para proteger a saúde pública e reagir a ameaças emergentes. Isso inclui o fortalecimento de uma abordagem intersetorial e a cooperação entre diferentes esferas para garantir a eficácia das ações de vigilância.
A alternativa D é a correta porque destaca a necessidade de cooperação intra e intersetorial. Essa cooperação é essencial para ampliar a atuação sobre os determinantes da saúde e para a implementação de estratégias eficazes, conforme descrito pelo Regulamento Sanitário Internacional.
A seguir, vamos analisar por que as outras alternativas estão incorretas:
A - Embora a manutenção de sistemas de informação seja essencial, a questão central não é simplesmente ter estatísticas vitais e morbidade, mas sim uma ação integrada e estratégias intersetoriais.
B - Essa alternativa está incorreta pois defende uma visão desintegrada da saúde humana, animal e ambiental. Na verdade, a abordagem correta é a integração desses componentes, promovendo uma visão holística da saúde.
C - O erro aqui está na sugestão de limitar a organização da vigilância ao setor saúde. A vigilância deve ser intersetorial e integrada, não restrita, permitindo uma resposta mais abrangente e eficaz aos desafios de saúde pública.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Art. 7º A PNVS tem como princípios:
I – Conhecimento do território: utilização da epidemiologia e da avaliação de risco para a definição de prioridades nos processos de planejamento, alocação de recursos e orientação programática.
II – Integralidade: Articulação das ações de vigilância em saúde com as demais ações e serviços desenvolvidos e ofertados no SUS para garantir a integralidade da atenção à saúde da população.
III – Descentralização político-administrativa, com direção única em cada esfera de governo.
IV – Inserção da vigilância em saúde no processo de regionalização das ações e serviços de saúde.
V – Equidade: Identificação dos condicionantes e determinantes de saúde no território, atuando de forma compartilhada com outros setores envolvidos.
VI – Universalidade: Acesso universal e contínuo a ações e serviços de vigilância em saúde, integrados a rede de atenção à saúde, promovendo a corresponsabilização pela atenção às necessidades de saúde dos usuários e da coletividade.
VII – Participação da comunidade de forma a ampliar sua autonomia, emancipação e envolvimento na construção da consciência sanitária, na organização e orientação dos serviços de saúde e no exercício do controle social.
VIII – Cooperação e articulação intra e intersetorial para ampliar a atuação sobre determinantes e condicionantes da saúde.
IX – Garantia do direito das pessoas e da sociedade às informações geradas pela Vigilância em Saúde, respeitadas as limitações éticas e legais.
X – Organização dos serviços públicos de modo a evitar duplicidade de meios para fins idênticos.
Fonte:https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z-1/p/politica-nacional-de-vigilancia-em-saude
A letra D é uma diretriz, e não princípio, como diz a questão.
acho que misturaram diretrizes e principios nessa letra D
NÃO ENTENDI, REGULAMENTO SANITÁRIO INTERNACIONAL?
Art. 7º A PNVS tem como princípios:
VIII – Cooperação e articulação intra e intersetorial para ampliar a atuação sobre determinantes e condicionantes da saúde.
Art. 8º A PNVS tem as seguintes diretrizes:
VII – Detectar, monitorar e responder às emergências em saúde pública, observando o Regulamento Sanitário Internacional, e promover estratégias para implementação, manutenção e fortalecimento das capacidades básicas de vigilância em saúde.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo