Em 21 de janeiro de 2022, completaram-se 161 anos de
nascimento da primeira pessoa a transmitir a voz humana
por ondas de rádio, constituindo os primórdios da modulação AM na comunicação sem fio: Roberto Landell de Moura, sarcedote e cientista brasileiro nascido na cidade de
Porto Alegre/RS. Infelizmente, na época, ele foi ignorado
pelas autoridades e ridicularizado pelos fiéis, falecendo por
tuberculose, em 1928, no mais completo esquecimento.
Duas décadas após sua primeira transmissão pública, que
foi devidamente documentada pela imprensa, a radiodifusão por modulação AM (depois por FM) se tornaria o
primeiro meio eletrônico de comunicação em massa. Sobre
as modulações AM e FM, assinale a afirmativa correta.