A respeito dos pronomes empregados no trecho “Algumas dessa...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (6)
- Comentários (5)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Tema central: Morfologia – Pronomes e interpretação de referenciação em texto. A questão exige compreender o papel morfológico dos pronomes “algumas”, “dessas”, “seu” e “outras”, relacionando cada termo ao que está sendo falado no texto e identificando a coesão referencial entre partes distintas do trecho.
Alternativa correta: D
O pronome indefinido “outras” refere-se ao substantivo “notícias” e indica um grupo distinto daquele introduzido pelo pronome “algumas”. De acordo com Bechara, pronomes indefinidos como “outras” se aplicam a um subconjunto não especificado dentro do universo do termo anterior, marcando diferenciação ou adição de características distintas dentro do mesmo conjunto de referência (Moderna Gramática Portuguesa).
No contexto: “Algumas dessas notícias... [...] Outras fantasiam...”, há a clara divisão entre tipos de “notícias”, um aspecto fundamental da interpretação e classificação pronominal.
Análise das alternativas incorretas:
A) Errada. “Algumas” é pronome indefinido e significa parte de um todo, jamais totalidade. Logo, não indica que todas as notícias destoam, mas sim uma parcela indeterminada delas. Exemplo: “Algumas pessoas preferem café” ≠ “Todas as pessoas preferem café”.
B) Errada. O pronome “seu” (possessivo) tem como referente o substantivo “notícias” (“seu aspecto absurdo” = “o aspecto absurdo das notícias”). Não retoma o pronome “algumas”, mas sim o substantivo concreto, reforçando o vínculo de posse. Atenção à construção possessiva no texto!
C) Errada. “Dessas” (“de + essas”) é pronome demonstrativo usado para indicar as notícias referidas anteriormente, e não um elemento do período seguinte. Conforme Cunha & Cintra, pronomes demonstrativos buscam ancoragem no contexto já apresentado.
Estratégia para questões de pronomes:
Procure sempre:
• Identificar a quem ou ao que o pronome se refere lendo imediatamente antes e depois do trecho;
• Não confundir “parte” com “todo” quando houver pronomes indefinidos (“algumas”, “outros”);
• Atenção às relações de posse e referência nos pronomes possessivos (“seu”, “sua”) e demonstrativos (“essa”, “esse”).
Este domínio das classes e funções pronominais é fundamental para a coesão textual, um dos pilares da redação oficial e jornalística (Manual de Redação da PR).
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Coloquei que era a alternativa C porque fui na emoção, mas o pronome ESSAS é anafórico, está ligado a uma ideia anterior e não posterior.
GAB: D
Também fui na emoção e marquei C. Se no lugar de Dessas estivesse Destas estaria certa a alternativa.
Gabarito: D
(questão que pode ser resolvida com a simples interpretação de texto)
letra D
Assim como o pronome indefinito Algumas retoma a palavra noticias, o pronome indefinido outras atuará no mesmo sentido.
Dica: Basta se perguntar... Outras o que???? Ao que este pronome se refere??? Fazendo essa ´´perguntinha´´, você saberá que o pronome ´´outras´´ retoma a palavra noticias.
Algumas dessas notícias destoam por seu aspecto absurdo, listando fatos quase impossíveis de serem reais. Outras (Notícias) fantasiam sobre o cenário atual para causar reações, seja estranhamento e potencial revolta, ou ainda comoção, tristeza e empatia”
#PMMINAS
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo