Mesmo reconhecendo que o serviço social é uma profissão com...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q4151724 Serviço Social
Mesmo reconhecendo que o serviço social é uma profissão com formação generalista, os assistentes sociais manejam conhecimentos específicos conforme a área em que se inserem. Denota-se, por vezes, no cotidiano do exercício profissional nos serviços de saúde, que a ética tem sido tomada como abstrata e não concreta, gerando uma cristalização. Entretanto, se tomada como concreta, esta ética possibilita
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Gabarito: A

Fundamento decisivo: A expressão "se tomada como concreta" exigia identificar a alternativa que contrapõe a ética à abstração, à juridicização e à normatividade automática.

Tema central: Ética concreta profissional
Análise das alternativas
A
Certa
A alternativa A está correta porque corresponde à concepção ético-política cobrada: a ética, quando entendida concretamente no Serviço Social, orienta escolhas conscientes, afirma valores e sustenta a construção de ações profissionais que interferem na realidade. Esse é o núcleo da ética como mediação concreta da prática, e não como abstração ou simples cumprimento de regras.
B
Errada
Está errada porque desloca a ética para dois sentidos incompatíveis com o enunciado: proposituras já estabelecidas e estudo da moral. A base é expressa ao afirmar que, na chave da questão, ética concreta não é mera abordagem abstrata da moral nem repetição do que já foi previamente fixado.
C
Errada
Está errada porque reduz princípios e valores à dimensão jurídica e à função de subsidiar regulamentações institucionais. A base afasta essa juridicização: princípios e valores profissionais não se esgotam em formulação legal ou normativa.
D
Errada
Está errada porque apresenta a ética como normas e ações determinadas pelo Código de Ética e pela lei de regulamentação. O erro é tratar a prática como execução automática de textos normativos, quando a base exige mediação crítica e escolha consciente no exercício profissional.
Pegadinha da questão
A confusão explorada foi identificar ética profissional com norma, lei ou Código de Ética, como se a ação profissional decorresse mecanicamente desses instrumentos, em vez de resultar de mediação concreta, valores e escolhas conscientes.
Dica para questões semelhantes
  • Quando o enunciado falar em ética concreta, procure a alternativa que vincule ética à direção da ação profissional e à incidência real sobre a prática.
  • Elimine opções que reduzam ética a estudo abstrato da moral, porque isso não responde à ideia de mediação concreta da prática.
  • Desconfie de alternativas que juridicizem a ética, fazendo princípios e valores dependerem apenas de regulamentação ou dimensão legal.
  • Se a opção tratar Código de Ética e lei como determinantes automáticos da conduta, ela contraria a exigência de mediação crítica e escolha profissional.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo