Em relação à espectrometria de massa, é correto afirmar que
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Tema Central da Questão:
Esta questão aborda o conceito de espectrometria de massa, uma técnica analítica fundamental na bioquímica e em análises clínicas. A espectrometria de massa é utilizada para identificar e quantificar moléculas com base na relação massa/carga (m/z) de íons no estado gasoso. É uma ferramenta poderosa para analisar a composição molecular de substâncias, incluindo proteínas, lipídios e outras biomoléculas.
Justificativa para a Alternativa Correta (C):
A alternativa C é a correta, pois descreve com precisão a espectrometria de massa como uma técnica que qualifica e quantifica a matéria. Ela faz isso analisando átomos e moléculas através da relação massa/carga (m/z) dos íons de analitos no estado gasoso. Esta técnica é amplamente utilizada em laboratórios para identificar a composição de amostras complexas e medir a concentração de substâncias específicas, o que é crucial em análises clínicas e pesquisas biomédicas.
Análise das Alternativas Incorretas:
A - Esta alternativa descreve um princípio que se aplica à cromatografia, não à espectrometria de massa. A cromatografia utiliza fases estacionária e móvel para separar componentes de uma amostra, enquanto a espectrometria de massa não envolve essa separação física.
B - Esta alternativa afirma incorretamente que a técnica apenas quantifica a matéria. A espectrometria de massa também qualifica, ou seja, identifica as substâncias presentes na amostra, além de quantificá-las.
D - Esta alternativa está incorreta pois menciona três fases, o que é característico de técnicas de separação, como cromatografia, mas não da espectrometria de massa.
E - Esta alternativa descreve a espectrometria de emissão atômica, que é uma técnica diferente. Na espectrometria de massa, não se usa chama para medir radiação; em vez disso, íons são separados e detectados com base em sua razão m/z.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A espectrometria de massas é uma técnica analítica que qualifica e quantifica a matéria presente no universo. Consiste em analisar os átomos e moléculas por meio da relação massa/carga (m/z) dos íons de analitos no estado gasoso. A ciência que explora a espectrometria de massas é conhecida como “físico-química dos íons na fase gasosa”.
O estudo da espectrometria de massas envolve três itens principais: o instrumento analisador, denominado “espectrômetro de massas”, os resultados deste analisador, representados pelos “espectros de massas” e as “aplicações” em diferentes áreas da ciência que este analisador é utilizado.
O espectrômetro de massas é o instrumento analítico composto de um compartimento fechado à vácuo para não ter interferência com a atmosfera.
A) ERRADA. Ao se falar em método de separação, prontamente devemos pensar em cromatografia. Em seguida a questão descreve essa técnica.
B) ERRADA. Não se limita a apenas quantificar.
C) CERTA.
D) ERRADA. Estaria falando da cromatografia. Precisamos de uma fase móvel e outra estacionária.
E) ERRADA. Fala-se da Espectroscopia de Emissão Atômica (EEA).
GABARITO: LETRA C
GABARITO LETRA C
A) Incorreta. Descreve cromatografia, não espectrometria de massas.
B) Incorreta. A EM não apenas quantifica; ela também qualifica/identifica compostos. Além disso, a menção a “prótons” é inadequada nesse contexto.
D) Incorreta. Também descreve incorretamente um processo cromatográfico (e ainda com “três fases”).
E) Incorreta. Descreve espectrometria de emissão atômica em chama, não espectrometria de massas.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo