Em relação às afirmações abaixo, julgue os itens: I. Tempo ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2926208 Radiologia

Em relação às afirmações abaixo, julgue os itens:

I. Tempo de exposição, miliamperagem e distância foco-filme não são fatores de controle de densidade radiológica.

II. A kVp é o fator primário de controle para o contraste radiológico.

III. Em um tubo de raios X cerca de 95% da energia dos elétrons é depositada como calor no ânodo e apenas 5% é utilizada para a produção de raios X.

Marque a alternativa CORRETA.

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

```html

Tema Central: A questão aborda os fatores que influenciam a densidade e o contraste radiológico, além do funcionamento do tubo de raios X.

Justificativa para a Alternativa Correta:

A alternativa D afirma que os itens II e III estão corretos.

Item II: A kilovoltagem (kVp) é, de fato, o fator primário de controle para o contraste radiológico. A kVp determina a energia dos fótons de raios X e, portanto, sua capacidade de penetrar os tecidos. Valores mais altos de kVp resultam em menor contraste, pois mais estruturas são penetradas uniformemente, enquanto valores mais baixos de kVp aumentam o contraste ao diferenciar melhor as densidades dos tecidos.

Item III: No processo de produção de raios X, a maioria da energia dos elétrons é convertida em calor no ânodo do tubo de raios X, com apenas cerca de 5% sendo convertida em raios X. Isso é uma característica bem documentada da física dos raios X, conforme descrito em fontes como o Harrison’s Principles of Internal Medicine.

Análise das Alternativas Incorretas:

Alternativa A: Afirma que apenas o item I está correto. Isso é incorreto porque o item I é, na verdade, falso. O tempo de exposição, a miliamperagem e a distância foco-filme são, sim, fatores de controle da densidade radiológica. A densidade radiológica refere-se à quantidade de escurecimento de uma imagem radiográfica, e esses fatores influenciam diretamente a quantidade de radiação que atinge o filme.

Alternativa B: Afirma que apenas o item II está errado, mas como discutido, o item II está correto, pois a kVp é o fator primário de controle do contraste radiológico.

Alternativa C: Afirma que os itens I e II estão corretos. Isso está incorreto, pois o item I é falso, como explicado anteriormente.

Alternativa E: Afirma que todos os itens estão corretos. Isso está incorreto, pois o item I é falso.

Conclusão: A alternativa D é a correta porque os itens II e III refletem conceitos verdadeiros sobre o controle de contraste radiológico e a eficiência do tubo de raios X na produção de raios X.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

```

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

oi???? 95% e 5%??? Ninguém entrou com recurso??? só pode ser brincadeira!

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo