No que concerne ao controle externo da gestão fiscal e à fi...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito: E
Fundamento decisivo: Lei Complementar nº 101/2000, art. 59, caput: "O Poder Legislativo, diretamente ou com o auxílio dos Tribunais de Contas, e o sistema de controle interno de cada Poder e do Ministério Público, fiscalizarão o cumprimento das normas desta Lei Complementar, com ênfase no que se refere a:". A alternativa E é incorreta porque afirma exclusividade do Poder Legislativo e dos Tribunais de Contas e veda a atuação do controle interno, em sentido contrário ao texto legal.
- Quando a questão tratar da fiscalização da LRF, confira primeiro quem a lei inclui expressamente como sujeito fiscalizador no art. 59, caput.
- Desconfie de alternativas com palavras absolutas como "exclusiva" e "vedada" quando a LRF distribuir competência entre controle externo e controle interno.
- Nos itens sobre despesa com pessoal, separe duas funções dos Tribunais de Contas previstas na LRF: alertar quando ultrapassado 90% do limite e verificar os cálculos dos limites.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo