Na linha 16, na concordância com “cada uma das ideologias”, ...
1 Nós, seres humanos, somos seres sociais: vivemos
nosso cotidiano em contínua imbricação com o ser de outros.
Isso, em geral, admitimos sem reservas. Ao mesmo tempo,
4 seres humanos, somos indivíduos: vivemos nosso ser cotidiano
como um contínuo devir de experiências individuais
intransferíveis. Isso admitimos como algo indubitável. Ser
7 social e ser individual parecem condições contraditórias da
existência. De fato, boa parte da história política, econômica e
cultural da humanidade, particularmente durante os últimos
10duzentos anos no ocidente, tem a ver com esse dilema. Assim,
distintas teorias políticas e econômicas, fundadas em diferentes
ideologias do humano, enfatizam um aspecto ou outro dessa
13dualidade, seja reclamando uma subordinação dos interesses
individuais aos interesses sociais, ou, ao contrário, afastando o
ser humano da unidade de sua experiência cotidiana. Além
16disso, cada uma das ideologias em que se fundamentam essas
teorias políticas e econômicas constitui uma visão dos
fenômenos sociais e individuais que pretende firmar-se em uma
19descrição verdadeira da natureza biológica, psicológica ou
espiritual do humano.
A respeito da organização das estruturas linguísticas e das ideias do texto, julgue os itens a seguir.
Na linha 16, na concordância com “cada uma das ideologias”, a flexão de plural em “fundamentam” reforça a ideia de pluralidade de “ideologias”; mas estaria gramaticalmente correto e textualmente coerente enfatizar “cada uma”, empregando-se o referido verbo no singular.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Comentário da Questão – Concordância Verbal com “cada uma das ideologias”
Tema central: A questão aborda concordância verbal, especialmente a concordância com expressões partitivas e pronomes indefinidos como “cada uma das ideologias”.
Regra normativa: Segundo a norma-padrão (Evanildo Bechara, Celso Cunha & Lindley Cintra), quando o sujeito é formado por expressões como “cada um/uma de”, o verbo deve obrigatoriamente ficar no singular, pois o núcleo do sujeito é “cada uma”. Exemplos:
Correto: Cada uma das soluções resolve parte do problema.
Incorreto: Cada uma das soluções resolvem parte do problema.
É errado, pela norma culta, que o verbo vá para o plural para concordar com o termo “ideologias”. A expressão “cada uma” exige o singular para enfatizar a individualidade.
Análise das alternativas:
Alternativa “E” (correta): Está certo considerar errado o uso do plural “fundamentam” em referência a “cada uma das ideologias”. O texto está em desacordo com a gramática normativa. O correto seria “em que se fundamenta cada uma das ideologias”.
Alternativa “C” (incorreta): Seria incorreto admitir a possibilidade do plural nessa construção, pois contraria a regra gramatical, evidenciada por gramáticas tradicionais. O emprego do plural prejudica a clareza e a correção linguística.
Dica de prova e pegadinhas: Em questões como esta, fixe a atenção no núcleo do sujeito: mesmo que haja termos no plural após “de”, o verbo concorda com o núcleo (“cada uma”), que é singular. Muitos candidatos erram por aproximação visual do plural após “de”.
Como orienta Bechara, “cada um/a de” pede necessariamente verbo no singular, pois se refere individualmente a cada elemento do conjunto.
Conclusão: Não está correto, em hipótese alguma, flexionar o verbo no plural após “cada uma das ideologias”. O correto sempre será: “em que se fundamenta cada uma das ideologias”.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo