A cárie dentária é resultado de um processo de interação ent...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3232407 Odontologia
A cárie dentária é resultado de um processo de interação entre o biofilme bacteriano, dieta cariogênica e os tecidos mineralizados dentais. O desequilíbrio entre o processo fisiológico de desmineralização e remineralização com predomínio do processo de desmineralização causará perda de mineral dos tecidos dentários com consequente formação de lesão de cárie. Neste sentido, analise as proposições a seguir a respeito da progressão das lesões de cárie.
I- Biofilmes maduros formados sob exposição contínua a açúcares não fermentáveis são mais cariogênicos do que biofilmes jovens. Portanto, quanto maior a frequência de exposição diária do biofilme a açúcares não fermentáveis, mais rapidamente serão visualizadas lesões de cárie.
II- A presença de fluoreto nos fluidos bucais modifica o processo de desmineralização/remineralização, reduzindo a velocidade de progressão das lesões de cárie.
III- Dependendo da intensidade do desafio cariogênico, lesões de cárie poderão progredir e se tornar visíveis com semanas ou meses, ou permanecer em estágios subclínicos durante toda a vida do indivíduo.

É CORRETO o que se afirma em:
Alternativas