A insuficiência aórtica classifica-se não só como uma sobrec...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2420915 Medicina

A insuficiência aórtica classifica-se não só como uma sobrecarga de volume, à semelhança da insuficiência mitral, mas também como sobrecarga de pressão. Sobre a insuficiência aórtica é INCORRETO afirmar que:

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Tema central: A insuficiência aórtica (IAo) é uma valvopatia em que há refluxo de sangue da aorta para o ventrículo esquerdo na diástole, ocasionando sobrecarga de volume e de pressão, podendo evoluir para disfunção ventricular. Conhecer critérios de gravidade, achados clínicos, manejo e principais causas é essencial para o cardiologista.

Análise alternativa por alternativa:

A) Correta. O sopro da IAo é tipicamente diastólico, iniciado na protodiástole, de alta frequência, caráter aspirativo-decrescente, audível primariamente no 3º espaço intercostal esquerdo (“foco aórtico accesorio”). A gravidade se correlaciona mais à duração do sopro (quanto mais longo, pior), do que com sua intensidade. Segundo as diretrizes da Sociedade Brasileira de Cardiologia (2020), esse é o padrão auscultatório clássico.

B) Correta. Vasodilatadores e diuréticos podem ser utilizados para alívio sintomático, especialmente em pacientes com congestão pulmonar. Entretanto, isso não modifica a história natural da IAo. O rastreio ecocardiográfico periódico é mandatório para monitorar progressão e função ventricular (Diretrizes Brasileiras de Valvopatias, 2020).

C) Incorreta (Gabarito). A afirmação está errada por FAZER UMA ASSOCIAÇÃO DIRETA ENTRE OS VALORES LIMÍTROFES E A PROGRESSÃO/SINTOMAS. Segundo as diretrizes (SBCCV/SBC 2020), indica-se cirurgia ou acompanhamento mais intenso quando:
- Diâmetro diastólico do VE > 70 mm,
- Diâmetro sistólico > 50 mm
ou pelo surgimento de sintomas/disfunção sistólica (FEVE < 50%). Os valores de 60/45 mm podem ser usados para alerta e não são gatilhos para rápida progressão ou obrigatoriedade cirúrgica, conforme as evidências citadas pelo Harrison’s Principles of Internal Medicine, 21ª ed., Capítulo Valvopatias.

D) Correta. A doença reumática é, de fato, a principal causa de IAo nos países em desenvolvimento, respondendo por até 80% dos casos, como reforçado na Atualização das Diretrizes Brasileiras de Valvopatias - 2020, seção insuficiência aórtica.

Dica para provas: Atenção a números e faixas de referência em valvopatias – são frequentes as pegadinhas entre “valores de alerta” e “valores de indicação direta para intervenção”. Leia os números com muita atenção!

Resumo: A alternativa C está INCORRETA, pois os valores indicados não definem, isoladamente, rápida progressão ou sintomas em insuficiência aórtica.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo