As Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) demandam açõ...
I.O ACS deve orientar a população sobre o uso de preservativos como método eficaz de prevenção combinada contra ISTs.
II.Ao saber que um morador tem HIV, o ACS deve alertar imediatamente todos os vizinhos para que evitem contato físico com essa pessoa.
III.O sigilo profissional e a ética são fundamentais; o ACS não deve revelar o diagnóstico de usuários a terceiros na comunidade.
Assinale a alternativa que apresenta somente as proposições CORRETAS:
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito: B
Fundamento decisivo: O ponto decisivo era verificar, nas assertivas, a compatibilidade entre prevenção de ISTs e sigilo profissional do ACS. A orientação sobre preservativos é válida (I), a divulgação do diagnóstico de HIV a vizinhos e a orientação para evitar contato físico são incompatíveis com a atuação do ACS (II), e o dever de não revelar o diagnóstico a terceiros é correto (III). Por isso, somente I e III sustentam a alternativa B.
- Quando a questão tratar de ISTs e atuação do ACS, separe ações educativas de prevenção das condutas que expõem o usuário perante terceiros.
- Orientação sobre preservativos é compatível com prevenção de ISTs; não é preciso exigir discussão de todas as estratégias preventivas para validar essa afirmação.
- Se a alternativa divulgar diagnóstico individual sem base legal/técnica, ela colide com sigilo profissional e deve ser rejeitada.
- Propostas de afastamento por contato físico em relação ao HIV indicam erro por estigma e por incompatibilidade com a atuação do ACS.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo