No que se refere às polêmicas em torno do debate da “questão...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2023 Banca: FUNDATEC Órgão: IFC-SC Prova: FUNDATEC - 2023 - IFC-SC - Assistente Social |
Q3702727 Serviço Social
No que se refere às polêmicas em torno do debate da “questão social”, assinale a alternativa correta. 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Tema central: A questão aborda o debate da “nova questão social” e sua relação com o Serviço Social, explorando principalmente a polêmica sobre a origem, significado e contexto desse conceito na atuação de assistentes sociais.

Explicação didática: A questão social representa as expressões das desigualdades e injustiças produzidas pelo sistema capitalista, surgindo de modo clássico com a Revolução Industrial e ganhando destaque com as lutas dos trabalhadores. Já a “nova questão social” é uma categoria conceitual utilizada, sobretudo na Europa, para descrever os desafios surgidos a partir do final do século XX: desemprego estrutural, exclusão social e flexibilização do trabalho, diretamente ligados à crise do modelo de bem-estar social (welfare state).

Justificativa da alternativa correta (D):

A alternativa D aponta que a nova questão social seria o “susto” da Europa diante do abalo do seu padrão de bem-estar nas últimas fases do capitalismo. Trata-se de um conceito específico do contexto europeu, diferente da realidade latino-americana, onde prevalece o termo “questão social” clássico. A alternativa destaca a surpresa europeia frente a fenômenos sociais anteriormente restritos a países periféricos, marcando este conceito como mais adequado àquele contexto.

Análise das alternativas incorretas:

A, B, C: Todas consideram a “nova questão social” como própria do cotidiano do Serviço Social no Brasil. Todavia, a atuação no Brasil sempre abordou a questão social clássica, ligada ao processo de industrialização, pobreza e desigualdade históricas. A referência à “nova questão social” é inadequada por ser pouco utilizada na bibliografia e nos manuais brasileiros (cf. IAMAMOTO e CARVALHO).

E: Erra ao afirmar que o Serviço Social brasileiro surgiu institucionalmente vinculado à “nova questão social”: aparece nos anos 1930, respondendo à questão social clássica (industrialização, urbanização).

Estratégia: Atenção ao contexto de uso do termo “nova questão social” – geralmente europeu. Cuidado com generalizações e o uso de conceitos não alinhados à realidade histórica brasileira. Em provas, observe se a alternativa traz marcas contextuais (como referências à Europa, crise do bem-estar etc.).

Resumo: A alternativa D é correta por referenciar a especificidade europeia da “nova questão social”. Isso evita o erro de transplantar conceitos sem adequação histórica/geográfica, ponto frequentemente cobrado em concursos.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo