O fator econômico é essencial para o estudo da viabilidade d...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q251962 Economia
O fator econômico é essencial para o estudo da viabilidade de um empreendimento, dado que o custo integra o conjunto de restrições do projeto. Considerando essa informação, julgue o  item subsequente.
Se a taxa interna de retorno for igual ou superior à taxa mínima de atratividade, o investimento será considerado viável economicamente.

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

```html

Alternativa Correta: E - Errado

A questão trata de um conceito fundamental na análise de investimentos, essencial para o papel de um Analista de Infraestrutura: a taxa interna de retorno (TIR) e sua comparação com a taxa mínima de atratividade (TMA).

Vamos entender melhor esses conceitos:

Taxa Interna de Retorno (TIR): É a taxa de desconto que iguala o valor presente líquido (VPL) de um projeto a zero. Em outras palavras, é a taxa que faz o somatório dos fluxos de caixa futuros igualar ao investimento inicial.

Taxa Mínima de Atratividade (TMA): Refere-se à menor taxa de retorno aceitável para que um projeto seja considerado viável. Ela é estabelecida com base em fatores como o custo de oportunidade do capital, riscos associados ao projeto e retorno sobre investimentos alternativos.

Segundo a teoria financeira, um investimento é considerado viável quando a TIR é superior à TMA. Nesse caso, o projeto oferece um retorno maior que a taxa mínima aceitável.

No enunciado, afirma-se que se a TIR for igual ou superior à TMA, o investimento será considerado viável. A afirmativa está incorreta porque, para garantir a viabilidade econômica, a TIR deve ser maior que a TMA, a fim de não apenas empatar, mas superar o mínimo esperado.

Portanto, o gabarito está correto ao indicar a alternativa E - Errado, já que o critério correto exige que a TIR seja estritamente superior à TMA para a viabilidade econômica. Se estiver apenas igual, o investimento estaria no limiar da viabilidade, não garantindo retorno adicional.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

```

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito: errado.
O empreendimento só é considerado economicamente viável se a TIR é maior que a TMA. Na caso de ambas serem iguais, o empreendimento é considerado indiferente.

TIR > TMA = VPL (+)

Gabarito errado. se TIR > TMA, o projeto é viável.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo