Jorge Caldeira, 48 anos, perdeu sua empresa de transporte e ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q4138081 Psiquiatria
Jorge Caldeira, 48 anos, perdeu sua empresa de transporte e todas suas reservas financeiras após sofrer um golpe do sócio que fugiu com a esposa de Jorge e o filho único do casal (de 6 anos) para o Pará há seis meses.
Desde então, Jorge começou a se afastar dos amigos e familiares e iniciou um padrão de uso de álcool nocivo e solitário (abuso em binge). Jorge não tem irmãos e seus pais são falecidos.
Por conselho de um colega, Jorge procurou um psiquiatra. O homem declarou ao médico que nada mais importava e a vida não tinha mais sentido. Porém, o paciente negou desejo de morte ou ideação suicida.
O psiquiatra diagnosticou uma síndrome depressiva reativa com transtorno de uso de álcool. Sobre esse contexto, analise as afirmativas a seguir.  
I. O psiquiatra deveria, conforme orientações da Associação Brasileira de Psiquiatria, contribuir para a constituição de uma rede de apoio afetivo emocional com amigos próximos, com o consentimento do paciente, para, entre outras razões, prevenir e monitorar o risco de suicídio mesmo que o paciente tenha negado desejo de morte ou ideação suicida, porque Jorge apresenta praticamente todos os fatores de risco (homem, meia-idade, solitário e com transtorno de uso de álcool).
II. O psiquiatra deveria encaminhar o paciente ao CAPS-AD para que possa ter atenção multidisciplinar de que necessita, dada a complexidade de seu caso (social, psicológica, clínica geral e psiquiátrica).
III. O psiquiatra deveria, dentre as abordagens farmacológicas, usar a naltrexona para redução do desejo pelo álcool (craving), monitorando as enzimas hepáticas devido ao risco de hepatotoxicidade intrínseca do fármaco, especialmente em pacientes com consumo prévio elevado de álcool.
Está correto o que se afirma em 
Alternativas