A eletrólise da água é uma maneira direta de obter hidrogêni...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2025 Banca: UFCG Órgão: UFCG Prova: UFCG - 2025 - UFCG - Químico |
Q3190702 Química
A eletrólise da água é uma maneira direta de obter hidrogênio e oxigênio no estado gasoso com elevado grau de pureza. Considere uma determinada célula eletrolítica, e os potenciais padrão apresentados na tabela. Para a eletrólise da água que utiliza um ácido como eletrólito e eletrodos inertes, nas condições padrão de temperatura e pressão:
Captura_de tela 2025-02-08 164927.png (739×169)
Assinale a alternativa CORRETA:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A) Para um dado tempo de eletrólise, os volumes de gás hidrogênio e de gás oxigênio produzidos são iguais. INCORRETA. Durante a eletrólise da água, a relação estequiométrica entre H₂ e O₂ produzidos é de 2:1. As reações são:

  • No cátodo: 2H₂O + 2e⁻ → H₂ + 2OH⁻
  • No ânodo: 2H₂O → O₂ + 4H⁺ + 4e⁻
  • Reação global: 2H₂O → 2H₂ + O₂

Portanto, para cada mol de O₂ produzido, são gerados 2 mols de H₂, o que significa que o volume de H₂ será o dobro do volume de O₂ (considerando condições iguais de temperatura e pressão).

B) Nas células eletrolítica, a corrente elétrica é aplicada de fora para dentro, assim a direção do fluxo de elétrons é do cátodo para o ânodo, a fim de forçar a reação não espontânea.

INCORRETA. Nas células eletrolíticas, a corrente elétrica é aplicada externamente, mas o fluxo de elétrons é do ânodo para o cátodo (não do cátodo para o ânodo). A fonte externa de energia força os elétrons a saírem do eletrodo positivo (ânodo da fonte) e entrarem no cátodo da célula eletrolítica, onde ocorre a redução.

C) No ânodo ocorre a oxidação da água com produção de gás oxigênio e íons H+, no cátodo ocorre a redução dos íons H+ com produção de gás hidrogênio e o potencial padrão da reação é -1,23 V.

  • - Reação no ânodo (oxidação): 2H₂O → O₂ + 4H⁺ + 4e⁻ Reação no cátodo (redução): 2H⁺ + 2e⁻ → H₂

O potencial padrão para a eletrólise da água é -1,23 V, que é o negativo do potencial padrão para a formação de água a partir de H₂ e O₂ (+1,23 V). O sinal negativo indica que a reação é não espontânea e requer energia elétrica para ocorrer.

D) O cloreto de sódio pode ser indicado como eletrólito na eletrólise ácida da água para a produção de H₂ e O₂ na célula eletrolítica.

- No ânodo: 2Cl⁻ → Cl₂ + 2e⁻ Isso acontece porque o potencial padrão para a oxidação do cloreto é menor que o da água, tornando essa reação mais favorável.

E) O ácido iodídrico pode ser indicado como eletrólito na eletrólise ácida da água para a produção de H₂ e O₂ na célula eletrolítica.

INCORRETA. Semelhante ao caso do NaCl, quando o HI (ácido iodídrico) é usado como eletrólito, os íons I⁻ são preferencialmente oxidados no ânodo em vez da água, produzindo I₂ (iodo molecular) em vez de O₂, devido ao potencial de oxidação mais favorável do íon iodeto comparado ao da água.

Portanto, a alternativa correta é a C.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo