A monitoração de um motor indicou que, dois minutos após el...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2369616 Eletrotécnica
A monitoração de um motor indicou que, dois minutos após ele ser acionado, há defasagem entre a tensão e a corrente e que, 45 minutos depois, a defasagem ainda permanece. Essa situação indica que o motor:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

```html

A alternativa correta é: A - opera normalmente

Tema central da questão: A questão aborda a defasagem entre tensão e corrente em motores elétricos. Este é um aspecto fundamental na operação de motores de indução, onde uma defasagem é esperada devido à presença de componentes reativos, como indutâncias, que são naturais nesses equipamentos.

Resumo teórico: Em motores de indução, a defasagem entre tensão e corrente é uma característica normal de operação. Em condições normais, a corrente defasa em relação à tensão devido ao comportamento indutivo da máquina, que é representado no circuito equivalente do motor como uma combinação de resistências e reatâncias. Esta defasagem é medida em graus e é um sinal da potência reativa envolvida no funcionamento do motor.

Segundo normas técnicas como a IEC 60034, que trata de máquinas rotativas, a presença de potência reativa é um fenômeno comum em motores de indução e não indica necessariamente um problema.

Justificativa da alternativa correta: A defasagem observada dois minutos e 45 minutos após o acionamento do motor indica que este está operando dentro das condições normais de trabalho. A ausência de variação significativa na defasagem ao longo do tempo sugere que não há anomalias no comportamento elétrico do motor.

Análise das alternativas incorretas:

  • B - irá falhar por defeito no rotor: Um defeito no rotor geralmente se manifesta através de sintomas como ruído anormal, aumento de vibração e aquecimento excessivo, o que não é indicado apenas por uma defasagem constante.
  • C - apresenta vibração e deve ser inspecionado: A vibração excessiva é um problema mecânico que não se correlaciona diretamente com a defasagem na corrente elétrica.
  • D - deve ser desligado para evitar sobreaquecimento: A defasagem por si só não indica sobreaquecimento, a não ser que haja aumento da corrente acima dos valores nominais, o que não foi mencionado no enunciado.

Lembre-se: compreender as condições normais de operação de equipamentos elétricos é fundamental para o diagnóstico correto de problemas. Fique atento a detalhes que possam sugerir condições normais ou anômalas!

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

```

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo