Um homem de 37 anos, com esquizofrenia resistente, apresent...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q4417530 Psiquiatria
Um homem de 37 anos, com esquizofrenia resistente, apresenta estabilidade clínica há dois anos em uso de clozapina, com concentrações plasmáticas previamente estáveis. Durante acompanhamento ambulatorial, decide interromper o tabagismo e passa a utilizar reposição transdérmica de nicotina. Duas semanas depois, mantendo a mesma dose de clozapina, apresenta aumento progressivo de sedação, hipersalivação e tontura. Não foram introduzidos outros medicamentos e não há evidências de processo infeccioso. Tendo esse caso como referência, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I.A interrupção do tabagismo em um paciente estabilizado com clozapina pode elevar sua concentração plasmática e provocar manifestações de toxicidade.

PORQUE

II.Hidrocarbonetos presentes na fumaça do tabaco induzem a CYP1A2; com a interrupção do tabagismo, essa indução diminui.

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:
Alternativas