Uma mulher de 61 anos com transtorno bipolar tipo I, eutími...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q4417527 Psiquiatria
Uma mulher de 61 anos com transtorno bipolar tipo I, eutímica há vários anos em uso de lítio, apresenta náuseas, diarreia, tremor grosseiro, marcha instável e confusão mental após alteração recente de seu tratamento anti-hipertensivo. A dosagem sérica de lítio encontra-se elevada. A conduta inicial mais adequada é:

I.O lítio deve ser suspenso diante de intoxicação clinicamente relevante.
II.A correção de alterações volêmicas e hidroeletrolíticas e a monitorização da função renal e da litemia integram o manejo inicial.
III.O carvão ativado é uma estratégia útil para reduzir a absorção gastrointestinal do lítio.
IV.O tratamento extracorpóreo deve ser considerado conforme a gravidade clínica, a função renal, a concentração sérica de lítio e a evolução do quadro.

É correto o que se afirma em:
Alternativas