Os transtornos de deglutição, também conhecidos como disfagi...
Assinale a alternativa CORRETA sobre os transtornos de deglutição:
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: B
Tema central: Esta questão aborda os transtornos de deglutição, chamados de disfagia, uma condição relevante na atuação fonoaudiológica por seu impacto direto na saúde e qualidade de vida.
Resumo teórico:
A deglutição é o processo de transportar alimentos e líquidos da boca ao estômago. Esse processo é dividido em fases: oral, faríngea e esofágica. Quando há alterações em qualquer uma dessas fases, ocorre a disfagia, que pode ser classificada em tipos, como orofaríngea, esofágica, neurogênica e mecânica (ASHA, 2016; Manual de Disfagia - Gonçalves, 2018).
Justificativa da alternativa B:
A alternativa B está correta ao afirmar que a disfagia neurogênica é causada por lesões no sistema nervoso central ou periférico, afetando a coordenação da deglutição. Isso pode levar a aspiração (entrada de alimentos ou líquidos nas vias aéreas) ou dificuldade para iniciar a deglutição, sintoma comum em doenças neurológicas (AVC, Parkinson, ELA).
Análise das alternativas incorretas:
A: Disfagia orofaríngea afeta as fases oral e faríngea, não a esofágica. O erro está em associá-la apenas à fase esofágica.
C: Disfagia mecânica é causada por alterações estruturais (tumores, estenoses), não neurológicas. Além disso, não se restringe à mastigação.
D: O tratamento da disfagia envolve principalmente a fonoaudiologia, sendo a reabilitação fonoaudiológica essencial. Fisioterapia respiratória pode ser complementar, mas não substitui a fonoaudiologia (SBFA, 2019).
E: Disfagia nem sempre vem acompanhada de dor intensa (odinofagia). Muitas vezes, ocorre sem dor e com riscos silenciosos de aspiração, desnutrição ou desidratação.
Estratégias de interpretação:
Desconfie de termos como “sempre” e “apenas” (alternativa E e C) e atente-se para definições técnicas (exemplo: localização do transtorno nas fases da deglutição). Sempre relacione o tipo de disfagia ao mecanismo fisiopatológico correto.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo