Leia o texto a seguir. Em 1961, foi eleito governador, impl...
Em 1961, foi eleito governador, implementando ações modernizadoras na administração pública estadual. Responsável por adotar, pela primeira vez, o planejamento como instrumento de gestão pública, criou no estado a primeira Secretaria de Planejamento e Coordenação, iniciativa pioneira no país. Em seu governo, elaborou e implementou o 1º Plano Quinquenal de Desenvolvimento Econômico (...) criou órgãos em áreas vitais para o desenvolvimento administrativo do estado, como o Consórcio de Empresas de Rádio Difusão do Estado (CERNE), Consorcio Rodoviário Intermunicipal (CRISA), a Organização de Saúde do Estado de Goiás (OSEGO), a Indústria Química do Estado de Goiás (IQUEGO) e a Metais de Goiás (METAGO).
Disponível em: <https://www.imb.go.gov.br/index.php?Itemid=207>. Acesso em: 20 mar. 2024.
O texto se refere a qual liderança política estadual de Goiás?
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: D – Mauro Borges Teixeira.
1. Tema central:
Esta questão aborda lideranças políticas marcantes do Estado de Goiás. Exige que o aluno conheça os principais governadores e suas contribuições históricas, especialmente em relação à modernização administrativa e planejamento na gestão pública.
2. Resumo teórico:
Na década de 1960, Goiás passou por importantes transformações administrativas. Mauro Borges (governador entre 1961-1964) foi destaque ao implantar a primeira Secretaria de Planejamento do país e o 1º Plano Quinquenal de Desenvolvimento Econômico estadual. Criou órgãos essenciais para infraestrutura, comunicação e saúde, como CERNE, CRISA, OSEGO, IQUEGO e METAGO (Fonte: IMB Goiás).
3. Justificativa da alternativa correta (D):
Mauro Borges Teixeira é reconhecido por ter implementado políticas de planejamento e desenvolvimento em Goiás, sendo referência nacional pela criação da Secretaria de Planejamento e órgãos inovadores. Essas ações modernizadoras são suas marcas registradas.
4. Análise das alternativas incorretas:
- A – Pedro Ludovico Teixeira: Foi fundador de Goiânia e importante líder, mas sua gestão é ligada à transferência da capital e não ao planejamento inovador citado.
- B – Ary Ribeiro Valadão: Governou Goiás mais tarde (1979-1983), período voltado para obras rodoviárias, não para as ações de planejamento destacadas no texto.
- C – Iris Rezende Machado: Também foi governador de Goiás (anos 1980 e 1990), mas não é associado à implementação das primeiras secretarias de planejamento ou planos quinquenais nesse contexto.
5. Estratégias para interpretação:
Observe palavras-chave como “primeira vez”, “planejamento”, “primeira Secretaria de Planejamento” e “1961”, que direcionam para Mauro Borges. Fique atento a datas e ações pioneiras, pois são pistas valiosas para eliminar alternativas.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Mauro Borges Teixeira
GAB: D
Resumo sobre Mauro Borges: era filho do também político Pedro Ludovico Teixeira e de dona Gercina Borges Teixeira. Foi um militar e político brasileiro, filiado ao Partido Progressista (PP) por Goiás.
- Nascimento: 15 de fevereiro de 1920 (Rio Verde).
- Falecimento: 29 de março de 2013 (Goiânia).
- O maior posto que atingiu na hierarquia do Exército Brasileiro foi o de tenente-coronel, sendo promovido a coronel quando foi para a reserva.
- Em 1958, iniciou sua carreira política, sendo eleito deputado federal por Goiás.
- Em 1960, foi eleito governador do estado, Mauro Borges foi eleito governador de Goiás pelo Partido Social Democrático (PSD).
- Criou no estado a primeira Secretaria de Planejamento e Coordenação, iniciativa pioneira no país. Em seu governo, elaborou e implementou o 1º Plano Quinquenal de Desenvolvimento Econômico, conhecido por Plano MB, marco na história goiana e que integrou Goiás no cenário econômico nacional.
- Participou ativamente da Campanha da Legalidade (movimento que defendia a posse do Vice-Presidente João Goulart, devido a renúncia de Jânio Quadros), juntamente com o governador do Rio Grande do Sul, Leonel Brizola. Pelo apoio prestado aos legalistas, recebeu o título de cidadão gaúcho, após a posse de João Goulart. Porém, Mauro Borges foi visto como comunista pelos militares de alta patente.
- O apoio de Borges chegou a transformar o Palácio das Esmeraldas, sede do governo estadual, em um quartel-general dos legalistas, utilizando a Rádio Brasil Central como difusora do movimento, na chamada rede da legalidade. Tal posicionamento criou atritos com as Forças Armadas, que mandou aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) sobrevoarem a capital goiana como forma de intimidação. A ameaça da invasão de Goiânia pelos militares chegou a causar pavor na população goianiense, tendo o governador cogitado armar o povo para resistir.
- Em 1964 foi afastado por intervenção federal.
- Em 1966 teve seus direitos políticos cassados.
- Em 1979, voltou ao cenário político, quando foi eleito presidente do Movimento Democrático Brasileiro (MDBA).
- Em 1982, foi eleito senador (PMDB), participou da Assembleia Nacional Constituinte de 1987, sendo favorável e assinando a Constituição Federal de 1988.
- Em 1990 foi novamente eleito deputado federal pelo Partido Democrata Cristão, partido do qual foi presidente da fundação até a extinção.
Curiosidades: no seu governo foram criadas várias empresas estatais para suprirem a carência de investimentos da iniciativa privada. Por exemplo, o IDAGO (Instituto de Desenvolvimento Agrário de Goiás) responsável pela implantação em Goiás dos combinados agro urbanos, inspirados no modelo de colonização agrícola de Israel, os Kibutz.
Fonte: Professor Leandro Moraes/meus resumos/Wikipédia.
Mauro Borges Teixeira foi governador do Estado de Goiás entre 1961 e 1964. (Por Goiás, foi governador, senador e deputado federal por dois mandatos). É filho do também político Pedro Ludovico Teixeira, ex-senador.
A transferência simbólica da capital de Goiás para a Cidade de Goiás teve início em 1961, no governo de Mauro Borges Teixeira.
Mauro Borges Teixeira: Em 1961, foi eleito governador, implementando ações modernizadoras na administração pública estadual. Responsável por adotar, pela primeira vez, o planejamento como instrumento de gestão pública, criou no estado a primeira Secretaria de Planejamento e Coordenação, iniciativa pioneira no país. Em seu governo, elaborou e implementou o 1º Plano Quinquenal de Desenvolvimento Econômico (...) criou órgãos em áreas vitais para o desenvolvimento administrativo do estado, como o Consórcio de Empresas de Rádio Difusão do Estado (CERNE), Consorcio Rodoviário Intermunicipal (CRISA), a Organização de Saúde do Estado de Goiás (OSEGO), a Indústria Química do Estado de Goiás (IQUEGO) e a Metais de Goiás (METAGO).
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo