Eritrócitos normais são caracterizados como discos circular...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2318822 Biomedicina - Análises Clínicas
Eritrócitos normais são caracterizados como discos circulares homogêneos, bicôncavos e anucleados. As alterações na forma dos eritrócitos denominam-se poiquilocitose ou pecilocitose e podem ser decorrentes de situações patológicas e não patológicas. Quanto às formas anormais dos eritrócitos, relacione corretamente os itens 1, 2, 3, 4 e 5 abaixo com suas definições dispostas a seguir:

1. Depranócitos. 2. Dacriócitos. 3. Acantócitos. 4. Esquizócitos. 5. Equinócitos. 
( ) Eritrócitos em forma de “gota” ou “lágrima”. São numerosos na mielofibrose com metaplasia mieloide.

( ) São eritrócitos que apresentam espículas de dimensões e distribuição irregulares. Comuns nas hepatopatias, na diminuição da função do baço e pós-esplenectomia.

( ) Eritrócitos com espículas regularmente distribuídas. In vivo podem ser vistos durante algumas horas após transfusões; na uremia; no hipotireoidismo e no tratamento com heparina intravenosa.

( ) São eritrócitos com formas acidentadas (pedaços em triângulos, meia lua ou esférulas), devido traumas exógenos que fissuram a célula.

( ) Eritrócitos em formato de “foice” ou “meia lua”. Comumente encontrados nas doenças falciformes.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo: 
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Para resolver essa questão, é necessário associar cada tipo de alteração morfológica dos eritrócitos (glóbulos vermelhos) às suas características descritas nas definições fornecidas: 1. Depranócitos: são os eritrócitos em formato de "foice" ou "meia lua", comumente encontrados nas doenças falciformes. 2. Dacriócitos: são eritrócitos em forma de "gota" ou "lágrima", frequentes na mielofibrose com metaplasia mieloide. 3. Acantócitos: são eritrócitos que apresentam espículas de dimensões e distribuição irregulares, comuns nas hepatopatias, diminuição da função do baço e pós-esplenectomia. 4. Esquizócitos: são eritrócitos com formas acidentadas, como pedaços em triângulos ou meia lua, devido a traumas exógenos que fissuram a célula. 5. Equinócitos: são eritrócitos com espículas regularmente distribuídas, que podem ser vistos após transfusões, na uremia, no hipotireoidismo e no tratamento com heparina intravenosa. Agora, vamos relacionar cada número com as definições: - (2) Dacriócitos: Eritrócitos em forma de “gota” ou “lágrima”. - (3) Acantócitos: São eritrócitos que apresentam espículas de dimensões e distribuição irregulares. - (5) Equinócitos: Eritrócitos com espículas regularmente distribuídas. - (4) Esquizócitos: São eritrócitos com formas acidentadas. - (1) Depranócitos: Eritrócitos em formato de “foice” ou “meia lua”. A sequência correta que associa os números às definições de cima para baixo é 2, 3, 5, 4, 1, que corresponde à alternativa B. Ao entender as características morfológicas específicas de cada tipo de eritrócito e relacioná-las com as definições dadas, podemos chegar à resposta correta sem a necessidade de memorização, mas sim por meio do raciocínio e da compreensão das alterações hematológicas.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo