Na redação oficial, a comunicação interna entre os s...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2014 Banca: FADESP Órgão: CREA-PA Prova: FADESP - 2014 - CREA-PA - Auxiliar Técnico |
Q459043 Redação Oficial
Na redação oficial, a comunicação interna entre os setores de uma organização para solicitar, encaminhar   e distribuir documentos ou informações intitula-se
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: C - memorando.

1. Tema central da questão:

Esta questão trata dos gêneros textuais da redação oficial utilizados na comunicação interna entre setores de uma organização. Entender qual documento é adequado para cada situação é essencial para quem deseja atuar em órgãos públicos, pois garante eficiência, clareza e formalidade nas trocas de informações.

2. Resumo teórico:

Na redação oficial, cada tipo de documento tem uma função específica. Segundo o Manual de Redação da Presidência da República (MRPR), o memorando é utilizado principalmente para comunicação interna, sendo ideal para solicitações, encaminhamentos ou distribuição de informações entre setores de um mesmo órgão. Ele costuma ser breve, direto e objetivo, facilitando a rotina administrativa.

3. Justificativa da alternativa correta:

A alternativa C - memorando é a correta porque, conforme orienta o MRPR, o memorando serve para comunicação interna. O enunciado fala exatamente desse contexto: comunicação para solicitar, encaminhar e distribuir documentos ou informações dentro da mesma organização.

4. Análise das alternativas incorretas:

A - carta: A carta é usada para comunicações pessoais ou informais, não sendo padrão para trâmites internos de órgãos públicos.
B - ofício: O ofício é documento para comunicação externa ou entre diferentes órgãos, não para uso interno entre setores de um mesmo órgão.
D - requerimento: O requerimento é feito por um interessado para solicitar algo à autoridade, não para distribuição interna de informações entre setores.

5. Estratégia de resolução:

Procure sempre identificar palavras-chave no enunciado, como "interna", "setores" e "organização". Elas apontam para documentos de uso interno, descartando alternativas que envolvem comunicação externa ou solicitações formais pessoais.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Alô você, que mesmo com a questão apresentando erro, leu "comunicação#1; interna" e matou a questão marcando a alternativa c.

memorando é a modalidade de comunicação entre unidades administrativas de um mesmo órgão, que podem estar hierarquicamente em mesmo nível ou em nível diferente. Trata-se, portanto, de uma forma de comunicação eminentemente interna. Pode ter caráter meramente administrativo, ou ser empregado para a exposição de projetos, idéias, diretrizes, etc. a serem adotados por determinado setor do serviço público. Sua característica principal é a agilidade. A tramitação do memorando em qualquer órgão deve pautar-se pela rapidez e pela simplicidade de procedimentos burocráticos. Para evitar desnecessário aumento do número de comunicações, os despachos ao memorando devem ser dados no próprio documento e, no caso de falta de espaço, em folha de continuação. Esse procedimento permite formar uma espécie de processo simplificado, assegurando maior transparência à tomada de decisões, e permitindo que se historie o andamento da matéria tratada no memorando.

a) carta.

b) ofício.

c) memorando.

d) requerimento.

PADRÃO OFÍCIO. 

HÁ TRÊS TIPOS DE EXPEDIÊNTES QUE SE DIFERENCIAM ANTES PELA FINALIDADE DO QUE PELA FORMA : O OFÍCIO, O AVISO E O MEMORANDO ( CARTA JÁ ESTÁRIA EXCLUIDO) 

       AVISO E OFÍCIO SÃO MODALIDADES DE COMUNICAÇÕA OFICAL PRATICAMENTE IDÊNTICAS. A ÚNICA DIFERENÇA ENTRE ELES É QUE O AVISO É EXPEDIDO EXCLUSIVAMENTE POR MINISTROS DE ESTADO, PARA AUTORIDADES DE MESMA HIERARQIA, AO PASSO QIE O OFÍCIO É EXPEDIDO PARA E PELAS DEMAIS AUTORIDADES. AMBOS TÊM COMO FINALIDADE O TRATAMENTO DE ASSUNTOS OFICIAIS PELOS ORGÃOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA ENTRE SI E, NO CASO DO OFÍCIO, TAMBÉM COM PARTICULARES. 

 

O MEMORANDO É A MODALIDADE DE COMUNICAÇÃO ENTRE UNIDADES ADMINISTRATIVAS DE UM MESMO  ORGÃO, QUE PODEM ESTAR HIERARQUICAMENTE EM MESMO NÍVEL DIFERENTE. TRATA-SE, PORTANTO, DE UMA FORMA DE COMUNICAÇÃO EMINENTEMENTE INTERNA. 

GABARITO:C

memorando: era expedido entre unidades administrativas de um mesmo órgão

Para nunca mais esquecer:

MESmorando ->> comunicação entre unidades administrativas de MESmo orgão!

FONTE: COLEGA DIEGGO QCONCURSO

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo