O texto pertence ao gênero

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2471113 Português
Leia o Texto 2 para responder à questão.

Texto 2

          Como leitor e apoiador do jornal O Manguinho, sintome gratificado com o poder de reflexão desse informativo, especialmente os nº 24 e 25, que trazem a denúncia da evasão escolar em Manguinhos de forma plural e dentro da realidade dos trabalhadores.
          Quem está dentro da escola encontra condições (estruturais) ideais para evadir. Quem está fora da escola encontra as mesmas condições (estruturais) para não se matricular. Portanto, a evasão escolar e a redução do número de matrículas na EJA são dois pregos nos olhos da classe trabalhadora.
           Observamos, nesse sentido, uma tendência em culpar os indivíduos, pelo desinteresse para com a escola, bem como os profissionais da educação, pelo fracasso escolar e pela busca ativa ineficaz. A grande mídia enaltece “casos de sucesso”, ao focar nos casos (raros) de pessoas que, apesar das adversidades, conseguem chegar à universidade.
            Muita gente acha que, para as pessoas superarem a pobreza e as dificuldades de manterem seus estudos, basta se esforçar. Não podemos reforçar essa ideia, pois é necessário que os direitos dos alunos possam ser garantidos. O direito, por exemplo, dos alunos participarem das decisões da escola e das decisões sobre a utilização dos recursos públicos no atendimento das necessidades do território onde vivem e estudam.

BRANDÃO, Roberto. De que lado você está? Informativo Semanal do Intersetorial Manguinhos. Disponível em: <https://informe.ensp.fiocruz.br/assets/anexos/55511a2cf4d33d95bdbad1a06e
e08783.PDF>. Acesso em: 28 fev. 2024. [Adaptado].

O texto pertence ao gênero


Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Comentário da Questão – Gabarito: Letra A

1. Tema central: Interpretação de texto – identificação de gênero textual.

A questão exige que o candidato reconheça o gênero textual apresentado. Essa habilidade faz parte das competências de leitura cobradas em concursos de Auxiliar de Serviços Gerais, pois conhecer os diferentes gêneros é essencial para compreender e lidar bem com diversas situações comunicativas no trabalho.

2. Justificativa da Alternativa Correta (A – carta do leitor):

Pela norma-padrão e de acordo com gramáticos como Rocha Lima e gêneros reconhecidos em concursos, carta do leitor é o texto enviado por um cidadão a jornais e revistas para expressar opinião, crítica, elogio ou sugestão sobre matérias veiculadas naquele veículo.

No texto, o remetente:

  • Identifica-se como leitor;
  • Refere-se diretamente ao jornal (“Como leitor e apoiador do jornal O Manguinho...”);
  • Expõe sua opinião e reflexão sobre temas tratados nos “nº 24 e 25”;
  • Argumenta, finalizando com sugestão/reflexão.

Esse formato segue a estrutura de carta do leitor conforme descrito por autores como Cabral (2002): “expressar à editoria do jornal e aos leitores opiniões, críticas, ou sugestões”.

3. Por que as alternativas estão erradas:

B) Notícia de jornal – A notícia relata fatos de forma imparcial, direta e objetiva, informando o leitor. O texto analisado é subjetivo e opinativo, não relata fatos, mas opiniões pessoais.

C) Artigo de opinião – Apesar de trazer opinião, o artigo de opinião é redigido por colunistas ou especialistas convidados, não por leitores. Além disso, o “artigo” geralmente não é encaminhado como manifestação direta de leitura, mas publicado como texto autoral. O remetente do texto deixa claro ser leitor, o que diferencia dos autores de artigos de opinião.

D) Anúncio publicitário – O texto não tem objetivo de vender, divulgar produto ou serviço e não apresenta linguagem persuasiva comercial.

Dica de prova: Busque palavras-chave como “leitor”, referências diretas aos números do jornal e tom de manifestação pessoal para reconhecer a carta do leitor.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A carta do leitor é um tipo de carta veiculada geralmente em jornais e revistas, onde os leitores podem apresentar suas opiniões. Esse gênero epistolar possui uma função relevante para os meios de comunicação, de modo que a carta do leitor assegura uma resposta (feedback) de seus leitores.

Ele inicia o texto falando: como leitor...

Como leitor e apoiador do jornal O Manguinho, sintome gratificado com o poder de reflexão desse informativo, especialmente os nº 24 e 25, que trazem a denúncia da evasão escolar em Manguinhos de forma plural e dentro da realidade dos trabalhadores.com o leitor.....

nem sabia que existia esse gênero

Imagina que você quer falar sobre um assunto que acha importante.

Uma carta do leitor é como se você estivesse **escrevendo para um jornal ou revista**, respondendo a algo que você leu. É como se você dissesse: "Oi, li isso no seu jornal e tenho uma opinião sobre isso." Você escreve diretamente para o jornal e eles podem publicar sua carta com sua opinião.

Já o artigo de opinião é como se você estivesse **escrevendo para todo mundo** ler, como se fosse o próprio autor do texto. Você escolhe um assunto e escreve suas ideias, explicando o que pensa sobre ele, para que as pessoas entendam seu ponto de vista. 

Resumindo: na carta do leitor, você responde a algo que já leu, e no artigo de opinião Imagina que você quer falar sobre um assunto que acha importante.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo