Os tumores derivados de células de Cajal ou de seus precurso...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Comentário da questão:
Tema central: A questão aborda os tumores derivados das células intersticiais de Cajal, que, na prática médica, correspondem aos tumores estromais gastrointestinais (GISTs). O reconhecimento de marcadores imunohistoquímicos é essencial para o diagnóstico preciso dessas neoplasias, frequentemente visto em exames anátomo-patológicos.
Por que a alternativa D está correta?
O CD117 (c-KIT) é um receptor tirosina-quinase fundamental, expresso nas células de Cajal e, consequentemente, na maioria dos GISTs. Cerca de 95% desses tumores apresentam positividade para CD117 na imunohistoquímica, tornando este o marcador mais sensível para o diagnóstico.
Segundo autores de referência como Harrison’s Principles of Internal Medicine 20ª Ed. (cap. 89), “a maioria dos GISTs expressa CD117, marcador fundamental para seu diagnóstico”. Outros estudos internacionais reforçam a importância desse marcador (ex: Rubin’s Pathology, 8ª Ed., p. 754).
Análise das alternativas incorretas:
- CD20 (A): Marcador de células B, usado no diagnóstico de linfomas. Não se expressa em GISTs.
- Tirosinase (B): Marcador enzimático para melanócitos e melanoma. Não se associa a tumores de Cajal.
- Gastrina (C): Hormônio que regula a secreção ácida gástrica. Não é marcador tumoral para GIST.
- Proteína S-100 (E): Expressa em tumores de origem neural como schwannomas e melanomas. Raramente é positiva em GISTs, portanto não é marcadora adequada.
Estratégias de prova:
Ao encontrar questões sobre imunohistoquímica, busque relacionar marcadores específicos às células de origem tumoral. Termos como “células de Cajal” devem imediatamente remeter ao CD117/c-KIT.
Resumo clínico:
Para o diagnóstico dos tumores derivados das células de Cajal (GIST), deve-se solicitar a pesquisa imunohistoquímica de CD117. A positiva reforça fortemente o diagnóstico.
“A imunorreatividade para CD117 é o critério padrão-ouro para diagnóstico de GIST.” (Rubin’s Pathology, 8ª Ed., p. 754)
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo