De acordo com o documento “Referências Técnicas para a atua...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Tema central: As atribuições do(a) psicólogo(a) na Atenção Básica à Saúde, segundo o documento oficial do Conselho Federal de Psicologia (CFP), enfatizando o trabalho interdisciplinar e o papel técnico da Psicologia no SUS.
Explicação didática: O documento “Referências Técnicas para a atuação de psicólogas(os) na Atenção Básica à Saúde”, elaborado pelo CFP, orienta que a atuação do(a) psicólogo(a) nesse nível de atenção deve ser integrada, colaborativa e com foco ampliado em saúde, indo além do atendimento individual. O profissional é chamado a contribuir compartilhando saberes com as equipes de saúde, promovendo ações interdisciplinares e considerando contextos familiares e comunitários.
Justificativa da alternativa correta (D):
A alternativa D aponta que o(a) psicólogo(a) deve “conduzir atendimentos compartilhados; instrumentalizar a Psicologia como saber e cooperar com outros profissionais na construção de um olhar psicológico na abordagem dos casos”. Essa atribuição está em pleno acordo com as recomendações do CFP: priorizar atendimentos interdisciplinares, co-construindo intervenções e integrando o olhar psicológico para enriquecer a equipe multiprofissional. Isso evita reducionismos clínicos e potencializa o cuidado integral, essência da Atenção Básica.
Estratégia para interpretar a questão: Valorize palavras e expressões que indicam trabalho em equipe, “compartilhado”, “cooperar”, e evite alternativas que foquem somente em atividades individualizadas ou atribuições de outros campos profissionais.
Análise das alternativas incorretas:
A – Cita “ligar para a casa dos usuários para realizar psicoeducação e busca ativa”. Segundo o documento do CFP, a busca ativa e a psicoeducação acontecem por meio de contato presencial, visitas domiciliares e ações coletivas, e não somente por ligação telefônica. Isso caracteriza uma distorção da prática recomendada.
B e C – Apesar de citarem práticas como psicoterapia e psicoeducação, ambas atribuem ao psicólogo encaminhamentos para programas de distribuição de renda e realização de perfil socioeconômico, que não são atribuições diretas do psicólogo na Atenção Básica, mas sim do serviço social. Isso evidencia confusão de competências entre as profissões.
Dica de prova: Cuidado com alternativas que misturam funções de profissionais diferentes ou que incluam detalhes não previstos em normas técnicas.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo