No que se refere aos termos usados na arquivologia, assina...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (4)
- Comentários (4)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a alternativa E.
Vamos entender o porquê:
Alternativa E: "O índice é uma lista sistemática para facilitar a localização."
Essa alternativa está correta. Em arquivologia, um índice é realmente uma ferramenta que organiza e lista informações de maneira sistemática para facilitar a localização de documentos ou informações específicas. É uma prática comum em arquivos permanentes e é essencial para a recuperação eficiente da informação.
Vamos agora analisar as outras alternativas e entender porque estão incorretas:
Alternativa A: "Administração de arquivo é uma metodologia de programas para controlar a criação, o uso, a normalização, a manutenção, a guarda, a proteção e o destino de documentos."
Embora a descrição esteja próxima, ela está incompleta e imprecisa. O termo correto seria Gestão de Documentos e não "Administração de arquivo". A gestão de documentos abrange exatamente esses processos mencionados na alternativa.
Alternativa B: "Anexação é a técnica de seleção de documentos representativos de um conjunto."
Essa definição está incorreta. Anexação refere-se à ação de adicionar um documento a outro, geralmente de forma permanente. A técnica de seleção de documentos que representa um conjunto é conhecida como amostragem.
Alternativa C: "Apensação é a juntada em caráter definitivo, na qual prevaleceu, para referência, o número do processo mais antigo."
A apensação, na verdade, é a juntada de um processo a outro, mas não de forma definitiva. É uma junção temporária para análise conjunta, e o número do processo não é necessariamente o mais antigo.
Alternativa D: "O arranjo é o conjunto de procedimentos que considera os elementos formais e de conteúdo das unidades de arquivamento."
Essa descrição está incorreta. Arranjo é, na verdade, a organização dos documentos dentro de um arquivo, considerando a ordem original e os princípios de proveniência e organicidade. A definição fornecida se aproxima mais da descrição do processo de descrição arquivística.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito: Letra E.
ANEXAÇÃO é a juntada em caráter definitivo.
Gabarito: letra E
Sobre as outras alternativas:
A) Incorreta. Administração de arquivos é a direção, supervisão, coordenação, organização e controle das atividades de um arquivo. Também chamada gestão de arquivos
B) Incorreta. Anexação é a união definitiva e irreversível dos processos
C) Incorreta. Apensação é a união provisória dos processos
D) Incorreta. Arranjo é a sequência de operações intelectuais e físicas que visam à organização dos documentos de um documentos arquivo ou coleção, de acordo com um plano ou quadro previamente estabelecido
Fonte: Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística (DBTA)
◉ Análise da Alternativa Correta (E):
O índice é classificado na arquivologia como um instrumento de pesquisa auxiliar ou uma ferramenta de recuperação que consiste em uma listagem ordenada de termos, nomes, assuntos ou localizações geográficas acompanhados dos respectivos códigos de localização física ou digital, com a finalidade exata de agilizar e orientar o acesso ao documento pretendido.
- Fundamento Conceitual: Conforme o Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística (DIBRATE / Arquivo Nacional), o índice é uma "relação sistemática de elementos selecionados do texto de um documento ou de um conjunto de documentos, ordenados segundo determinado critério, com a indicação de sua localização."
◉ Destrinchando as Alternativas Erradas:
- Alternativa A (ERRADA): O conceito listado refere-se à Gestão de Documentos (ou gestão documental), e não à administração de arquivo em si. A gestão engloba a metodologia e as diretrizes normativas para controlar todo o ciclo vital documental (da produção à destinação final).
- Transcrição Literal: Art. 3º da : "Considera-se gestão de documentos o conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes à sua produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento em fase corrente e intermediária, visando a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente."
- Alternativa B (ERRADA): A anexação é o processo de união definitiva de processos que possuem o mesmo assunto, mantendo o número do processo mais antigo. A definição de "técnica de seleção de documentos representativos de um conjunto" refere-se à Amostragem.
- Fundamento Conceitual (DIBRATE): Amostragem é a "técnica de seleção de documentos representativos de um conjunto, submetidos a uma mesma rotina, para preservação definitiva."
- Alternativa C (ERRADA): Inverteu o conceito prático com a anexação. A apensação consiste na união temporária de dois ou mais processos ou documentos para estudo, consulta e tomada de decisão conjunta. Eles preservam sua independência física e numérica.
- Fundamento Conceitual (DIBRATE): Apensação é a "juntada em caráter temporário, com o objetivo de elucidar ou instruir um processo, conservando cada um a sua identidade e independência."
- Alternativa D (ERRADA): O conceito trazido ("procedimentos que considera os elementos formais e de conteúdo") define a operação técnica de Descrição. O arranjo, como já estudado, lida puramente com a ordenação orgânica dos documentos em fundos, séries e subseries baseando-se nas estruturas do produtor do acervo.
- Fundamento Conceitual (DIBRATE): Descrição é o "conjunto de procedimentos que considera os elementos formais e de conteúdo das unidades de arquivamento, com vista à elaboração de instrumentos de pesquisa."
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo