Sobre o metabolismo do ferro e suas implicações no organismo...
I A absorção do ferro é estritamente regulada pelo nosso organismo, pois não há mecanismos fisiológicos para eliminação do excesso de ferro e sua sobrecarga pode ser decorrente de distúrbios associados à absorção excessiva de ferro ou em anemias refratárias graves.
PORQUE
II O ferro em excesso pode ser depositado nos tecidos e pode causar lesões graves, sobretudo no coração, no fígado e nas glândulas endócrinas. Por outro lado, quando a quantidade de ferro é insuficiente, a produção de hemoglobina é prejudicada, levando a uma redução no transporte de oxigênio para o organismo e à anemia ferropriva.
Quanto as assertivas, é correto afirmar:
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito: C
Fundamento decisivo: O ponto decisivo é que, no metabolismo do ferro, a homeostase depende principalmente do controle da absorção intestinal, porque não há excreção fisiológica ativa relevante para eliminar o excesso; por isso, a asserção II sustenta a necessidade dessa regulação ao indicar as consequências da sobrecarga e da deficiência de ferro.
- Em metabolismo do ferro, procure primeiro onde está o controle fisiológico principal: absorção intestinal, e não excreção ativa do excesso.
- Se a alternativa mencionar sobrecarga de ferro, confirme se há depósito tecidual com lesão em fígado, coração e glândulas endócrinas.
- Se a alternativa mencionar deficiência de ferro, o critério decisivo é prejuízo da síntese de hemoglobina e da eritropoiese, culminando em anemia ferropriva.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo