O desenvolvimento sexual anormal ocorre principalmente em do...
I. A dosagem de hormônio antimuleriano é importante para a avaliação da atividade das células de Sertoli em crianças com suspeita de DDS, além de ser ferramenta diagnóstica auxiliar para condições associadas à deficiência de andrógenos ou insensibilidade ao hormônio masculino.
II. Em caso de hipogonadismo primário, existe deficiência na produção de hormônio luteinizante (LH) e hormônio folículo-estimulante (FSH), levando à incapacidade de os testículos responderem a estes hormônios, resultando em menor produção de testosterona.
III. O hipogonadismo hipergonadotrófico feminino é diagnosticado laboratorialmente através da dosagem de hormônios sexuais femininos, como o estradiol, e de gonadotrofinas (FSH e LH) para confirmar. Neste caso, encontram-se níveis elevados de FSH e LH e baixos níveis de estradiol, refletindo falência ovariana.
Está(ão) correta(s)
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito: E
Fundamento decisivo: A resolução depende de diferenciar hipogonadismo primário de hipogonadismo central e de reconhecer o AMH como marcador de atividade das células de Sertoli. No caso, a afirmativa I está correta porque o AMH auxilia a investigação de DDS e reflete função sertoliana; a II está incorreta porque descreve deficiência de LH/FSH, quadro de hipogonadismo central/hipogonadotrófico, e não primário; a III está correta porque falência ovariana cursa com estradiol baixo e FSH/LH elevados, caracterizando hipogonadismo hipergonadotrófico. Assim, a alternativa correta é E.
- Se LH e FSH estão baixos por deficiência de produção, pense em defeito central; se a gônada falha, a perda de feedback tende a elevar as gonadotrofinas.
- AMH, neste contexto, deve ser lembrado como marcador de células de Sertoli e de função testicular na investigação de DDS.
- Em falência ovariana, o padrão laboratorial esperado é estradiol baixo com FSH/LH elevados.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo