Uma paciente de 58 anos compareceu ao ambulatório de Ginecol...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1769333 Medicina
Uma paciente de 58 anos compareceu ao ambulatório de Ginecologia com queixa de sangramento genital há cerca de 2 meses. Refere menopausa há 8 anos. Nega comorbidades. Qual a hipótese diagnóstica mais provável neste caso?
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

```html

Para resolver essa questão, precisamos entender o contexto clínico apresentado: uma paciente de 58 anos, pós-menopáusica há 8 anos, que apresenta sangramento genital. Esse cenário nos leva a considerar diferentes hipóteses diagnósticas relacionadas ao sangramento uterino anormal em mulheres na pós-menopausa.

Vamos analisar cada uma das alternativas:

A - Câncer de colo uterino: Embora o câncer de colo uterino possa causar sangramento vaginal, especialmente em estágios avançados, é mais frequentemente associado a sangramentos intermenstruais ou pós-coito em mulheres mais jovens. A paciente não relatou sintomas típicos do câncer cervical, como dor pélvica ou secreção fétida.

B - Espessamento endometrial: O espessamento do endométrio é um achado ultrassonográfico que pode sugerir hiperplasia endometrial, mas não é um diagnóstico por si só. Neste caso, a questão pede uma hipótese diagnóstica específica para o sangramento.

C - Câncer endometrial: Esta é uma hipótese importante a ser considerada em mulheres pós-menopáusicas com sangramento, pois é um dos principais sinais de alerta dessa neoplasia. Porém, o câncer endometrial geralmente apresenta-se com sangramento mais contínuo e outros sinais, como dor pélvica ou perda de peso, que não foram relatados.

D - Atrofia endometrial: Esta é a resposta correta. A atrofia endometrial é a causa mais comum de sangramento vaginal em mulheres pós-menopáusicas. Com a diminuição dos níveis de estrogênio após a menopausa, o endométrio torna-se fino e frágil, o que pode levar a sangramentos esporádicos.

E - Pólipo endometrial: Os pólipos podem causar sangramento em mulheres na pós-menopausa, mas geralmente são identificados através de exames de imagem ou histeroscopia. Eles não são a causa mais comum de sangramento isolado em pacientes pós-menopáusicas.

Para estabelecer um diagnóstico definitivo em casos de sangramento pós-menopausa, recomenda-se a realização de uma ultrassonografia transvaginal para avaliação do espessamento endometrial e, se necessário, uma biópsia endometrial para descartar malignidade. De acordo com as diretrizes da Sociedade Americana de Oncologia Clínica (ASCO), a investigação do sangramento pós-menopausa deve ser criteriosa para excluir doenças mais graves.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

```

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A hipótese diagnóstica mais provável neste caso é a atrofia endometrial. O sangramento genital após a menopausa pode ser um sinal de câncer de colo uterino ou câncer endometrial, mas como a paciente já está na menopausa há 8 anos, a possibilidade de câncer endometrial é menor. O espessamento endometrial e pólipos endometriais também podem causar sangramento após a menopausa, mas neste caso a duração do sangramento é curta e não apresenta outros sintomas. Já a atrofia endometrial é uma causa comum de sangramento genital após a menopausa e ocorre devido às alterações hormonais que levam a uma diminuição da espessura do endométrio. Por isso, a hipótese diagnóstica mais provável neste caso é a atrofia endometrial.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo