Baseado nos direitos sociais previstos na Constituição Fed...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3792021 Direito Constitucional

Baseado nos direitos sociais previstos na Constituição Federal, analise as afirmações e responda.



I. são direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social a relação de emprego protegida contra despedida arbitrária ou sem justa causa, nos termos de lei complementar, que preverá indenização compensatória, dentre outros direitos.



II. é livre a associação profissional ou sindical, sendo vedada a criação de mais de uma organização sindical, em qualquer grau, representativa de categoria profissional ou econômica, na mesma base territorial, que será definida pelos trabalhadores ou empregadores interessados, não podendo ser inferior à área de um Município.



III. é assegurada a participação dos trabalhadores e empregadores nos colegiados dos órgãos públicos em que seus interesses profissionais ou previdenciários sejam objeto de discussão e deliberação.



Das assertivas acima, está(ão) correta(s) apenas aquela(s) que consta(m) em: 


Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Gabarito: A

Fundamento decisivo: Constituição Federal de 1988, arts. 7º, I; 8º, caput e II; 10: “Art. 7º São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social: I - relação de emprego protegida contra despedida arbitrária ou sem justa causa, nos termos de lei complementar, que preverá indenização compensatória, dentre outros direitos; Art. 8º É livre a associação profissional ou sindical, observado o seguinte: (...) II - é vedada a criação de mais de uma organização sindical, em qualquer grau, representativa de categoria profissional ou econômica, na mesma base territorial, que será definida pelos trabalhadores ou empregadores interessados, não podendo ser inferior à área de um Município; Art. 10. É assegurada a participação dos trabalhadores e empregadores nos colegiados dos órgãos públicos em que seus interesses profissionais ou previdenciários sejam objeto de discussão e deliberação.”

Tema central: Direitos sociais e liberdade sindical
Análise das alternativas
A
Certa
A alternativa A está correta porque reúne as três assertivas, e todas encontram respaldo direto no texto constitucional. A assertiva I coincide com o art. 7º, I, ao prever proteção da relação de emprego contra despedida arbitrária ou sem justa causa, nos termos de lei complementar, com indenização compensatória. A assertiva II coincide com o art. 8º, caput e II, ao afirmar a liberdade de associação profissional ou sindical, sem afastar a vedação de mais de uma organização sindical da mesma categoria na mesma base territorial, que não pode ser inferior à área de um Município. A assertiva III coincide com o art. 10, que assegura a participação de trabalhadores e empregadores em colegiados de órgãos públicos quando estiverem em discussão e deliberação interesses profissionais ou previdenciários.
B
Errada
Está errada porque exclui a assertiva II, mas ela está correta à luz da Constituição Federal de 1988, art. 8º, caput e II. O texto constitucional assegura a liberdade de associação profissional ou sindical e, ao mesmo tempo, veda a criação de mais de uma organização sindical representativa da mesma categoria na mesma base territorial, não inferior à área de um Município.
C
Errada
Está errada porque exclui a assertiva III, que reproduz o art. 10 da Constituição Federal de 1988. Há garantia constitucional expressa de participação de trabalhadores e empregadores nos colegiados dos órgãos públicos em que seus interesses profissionais ou previdenciários sejam objeto de discussão e deliberação.
D
Errada
Está errada porque exclui a assertiva I, que está de acordo com o art. 7º, I, da Constituição Federal de 1988. A proteção da relação de emprego contra despedida arbitrária ou sem justa causa é direito social expressamente previsto para trabalhadores urbanos e rurais.
Pegadinha da questão
A banca explorou duas confusões reais: tomar a liberdade sindical como se a Constituição admitisse pluralidade sindical irrestrita na mesma base territorial, quando o art. 8º, II, preserva a unicidade nessa base; e supor que a referência do art. 7º, I, à lei complementar retire a correção da assertiva, quando a questão cobrava a existência do direito na própria Constituição.
Dica para questões semelhantes
  • Quando a questão reproduzir direitos sociais e sindicais, confronte cada item com a literalidade dos arts. 7º, 8º e 10 da Constituição.
  • Liberdade sindical não significa pluralidade irrestrita: a Constituição veda mais de uma organização sindical da mesma categoria na mesma base territorial.
  • Se o direito está expressamente previsto na Constituição, a menção a regulamentação infraconstitucional não torna falsa a assertiva que apenas descreve a previsão constitucional.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Análise detalhada das assertivas baseada na literalidade constitucional:

I. CORRETA (Art. 7º, I, CF): A proteção contra despedida arbitrária ou sem justa causa depende, sim, de LEI COMPLEMENTAR.

  • Ponto de atenção: Muita gente marca errado achando que é Lei Ordinária devido à aplicação atual do FGTS. No entanto, o FGTS e a multa de 40% são regras transitórias (Art. 10, I, do ADCT) que valem enquanto a referida Lei Complementar não for editada.

II. CORRETA (Art. 8º, II, CF): Consagra o Princípio da Unicidade Sindical.

  • Veda a criação de mais de uma organização sindical da mesma categoria na mesma base territorial.
  • Base territorial mínima: Área de um Município.

III. CORRETA (Art. 10, CF): Trata do direito de participação dos trabalhadores e empregadores nos colegiados de órgãos públicos onde seus interesses (profissionais ou previdenciários) sejam objeto de deliberação.

Dica de Estudo: Não confunda o Art. 10 (Participação em órgãos colegiados/públicos) com o Art. 11 (Nas empresas com mais de 200 empregados, é assegurada a eleição de um representante destes com a finalidade exclusiva de promover o entendimento direto com os empregadores).

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo