Na recepção e atendimento de pessoas com deficiência, devemo...
I. Ignorar sua deficiência afim de lhes dar tratamento sem distinção.
II. Não subestimar suas possibilidades e suas demandas.
III. Atender com cordialidade e escuta atenciosa sem que suas limitações se tornem uma barreira.
IV. Perguntar qual a forma mais adequada de ajudá-la em sua demanda.
V. Quando a deficiência for auditiva, falar bem pausadamente e fazer mímicas são mais adequadas e suficientes para o atendimento.
Estão INCORRETAS as alternativas:
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito: A
Fundamento decisivo: O ponto decisivo era identificar que os itens I e V contrariam as boas práticas de atendimento à pessoa com deficiência: I erra ao propor ignorar a deficiência e V erra ao tratar falar pausadamente e fazer mímicas como medidas suficientes no caso de deficiência auditiva.
- Não confunda tratamento sem discriminação com desconsideração das necessidades específicas da pessoa atendida.
- Considere correta a conduta que combina respeito, escuta e adequação do atendimento à demanda concreta da pessoa.
- Perguntar qual é a forma apropriada de ajudar é critério de atendimento adequado, porque evita pressuposições e respeita a autonomia.
- Desconfie de alternativas que apresentem uma única conduta como sempre suficiente para toda pessoa com determinada deficiência.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo