Um paciente com suspeita de psoríase apresenta placas erite...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3332380 Medicina
Um paciente com suspeita de psoríase apresenta placas eritematosas e escamosas na pele. Ao exame histopatológico, é observado um padrão característico, com hiperproliferação e hiperqueratose epidérmica, bem como a presença de microabscessos de Munro. Com base nessas informações, podemos afirmar que as alterações predominantes nesse caso acometem:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Tema central: Histopatologia da psoríase e a identificação da camada epidérmica predominantemente acometida quando há hiperproliferação, hiperqueratose e microabscessos de Munro.

Gabarito: D — Camada córnea da epiderme.

Justificativa: Na psoríase, o turnover epidérmico está acelerado (via eixo IL‑23/Th17), resultando em hiperqueratose e paraqueratose (retenção de núcleos no estrato córneo). O achado histopatológico mais característico citado, os microabscessos de Munro, são acúmulos de neutrófilos no estrato córneo paraqueratósico. Portanto, as alterações descritas se concentram no estrato córneo, o que sustenta a alternativa D. Outros achados compatíveis: acantose (alargamento das cristas), hipogranulose (diminuição da camada granulosa) e afinamento das “placas suprapapilares”.

Estratégia de prova: Viu “microabscessos de Munro” → lembre-se de estrato córneo. Se aparecer “pústulas espongiformes de Kogoj”, pense em camada espinhosa.

Análise das alternativas incorretas:

  • A — Camada basal: Há aumento de mitoses de queratinócitos basais pela hiperproliferação, mas os achados marcadores do enunciado (hiper/paraqueratose e Munro) não se localizam aqui.
  • B — Camada espinhosa: A acantose envolve principalmente a espinhosa e podem ocorrer pústulas de Kogoj nesta região; porém o enunciado cita especificamente Munro, que é do estrato córneo.
  • C — Camada granulosa: Na psoríase ela está tipicamente reduzida (hipogranulose). Não é onde se observam hiperqueratose nem os microabscessos de Munro.
  • E — Junção dermo-epidérmica: Não é o foco principal. Embora haja vasos dilatados na derme papilar (explicando o sinal de Auspitz), os achados-chave do caso são epidérmicos, especialmente no estrato córneo.

Dica clínica rápida: Placas eritemato-escamosas bem delimitadas (extensores, couro cabeludo) + escamas prateadas + sangramento puntiforme após remoção da escama → psoríase. Biópsia confirma com paraqueratose, hiperqueratose, acantose, hipogranulose, Munro e Kogoj.

Referências essenciais: Fitzpatrick’s Dermatology; Lever’s Histopathology of the Skin; UpToDate (Psoriasis: pathophysiology and histology); Consensos da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo