Não basta, pois, na prática do ensino, institucional ou não,...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3190744 Pedagogia
Não basta, pois, na prática do ensino, institucional ou não, estarmos atentos exclusivamente aos meios, às técnicas e à sofisticação dos recursos operacionais e tecnológicos que subsidiam a ação pedagógica.
(Luckesi, Cipriano Carlos. O ato pedagógico: planejar, executar, avaliar. São Paulo: Cortez, 2023, p. 27).
A partir dessa compreensão sobre o trabalho pedagógico, analise as asserções a seguir e a relação entre elas:

I - O ato de planejar, ao lado de definir os recursos técnicos para a ação, deve previamente dimensionar, de forma clara e precisa, os propósitos que temos para nosso modo de agir e de viver.

PORQUE

II - Em nossa atividade profissional na área do ensino institucional, importa que nossos atos de planejar, de executar e de avaliar ganhem a dimensão de decisões ao mesmo tempo filosófica, social, política, científica e técnica.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa Correta: B - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Vamos analisar a questão e compreender por que a alternativa B é a correta.

Tema Central: A questão aborda o conceito de planejamento educacional, enfatizando que o planejamento deve considerar não apenas os recursos técnicos, mas também os propósitos filosóficos, sociais, políticos e científicos envolvidos no processo educacional.

Resumo Teórico:

O planejamento educacional é um processo fundamental na atuação pedagógica, pois não se limita apenas à escolha de técnicas e recursos. Ele deve ser guiado por propósitos claros e precisos que refletem uma visão ampla e integrada da educação. Segundo autores como Cipriano Carlos Luckesi, citado na questão, o ato de planejar deve transcender as questões técnicas e abarcar decisões filosóficas, sociais e políticas, de modo que a educação contribua para o desenvolvimento integral dos alunos.

Justificativa da Alternativa Correta (B):

A asserção I afirma que o ato de planejar deve definir claramente os propósitos, enquanto a asserção II destaca que o planejamento educacional deve considerar dimensões filosóficas, sociais, políticas, científicas e técnicas. A justificativa da alternativa B é correta porque o planejamento precisa ser uma ação consciente e deliberada que abrange várias dimensões para ser eficaz, alinhando-se com a visão de Luckesi sobre o papel abrangente do planejamento na educação.

Análise das Alternativas Incorretas:

A - As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I. Esta alternativa está incorreta porque a asserção II complementa e justifica plenamente a ideia apresentada na asserção I sobre a importância do planejamento multidimensional.

C - A asserção I é verdadeira, e a II é falsa. Esta alternativa está errada porque ambas as asserções são verdadeiras. A asserção II está correta ao afirmar a necessidade de considerar múltiplas dimensões no planejamento.

D - Ambas as asserções são falsas. Esta alternativa está incorreta porque, como explicado, ambas as asserções trazem proposições verdadeiras sobre o planejamento educacional.

E - A asserção I é falsa, e a II é verdadeira. Esta alternativa está errada porque a asserção I também é verdadeira, como discutido anteriormente.

Essa análise detalhada ajuda a compreender a relevância de um planejamento educacional abrangente e consciente, conforme argumentado por Luckesi. Espero que tenha ajudado a clarear o tema!

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo