Os materiais empregados em eletrodos não consumíveis para a...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2008 Banca: CESGRANRIO Órgão: Petrobras
Q1208924 Mecânica
Os materiais empregados em eletrodos não consumíveis para a soldagem a arco elétrico são:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: E – carbono, tungstênio e grafita.

Tema central da questão: Esta questão aborda eletrodos não consumíveis usados na soldagem a arco elétrico, um tema fundamental nos processos de fabricação mecânica. Conhecer os tipos de eletrodos e seus materiais permite ao profissional escolher o processo de soldagem mais adequado para cada aplicação industrial.

Resumo teórico:

Na soldagem a arco elétrico, os eletrodos podem ser consumíveis (que se fundem e fazem parte do material de solda, como nas soldas MIG/MAG) ou não consumíveis (que não se fundem e não integram o cordão de solda). Os mais utilizados são:

  • Tungstênio – utilizado principalmente na soldagem TIG, devido ao seu alto ponto de fusão e estabilidade do arco (American Welding Society – Welding Handbook).
  • Carbono/Grafita – aplicados, por exemplo, em processos de corte a arco-ar e soldagem de materiais específicos, porque resistem bem às altas temperaturas sem derreter.

Justificativa da alternativa correta (E): Os três materiais carbono, tungstênio e grafita são efetivamente utilizados em eletrodos não consumíveis. Eles são escolhidos por suas propriedades de alta resistência térmica e estabilidade, tornando-os ideais para processos onde o eletrodo não deve ser consumido.

Análise das alternativas incorretas:

  • A – titânio, prata e carbono: Titânio e prata não são usados como eletrodos não consumíveis, pois não apresentam resistência térmica adequada; são materiais caros e não práticos para esse uso.
  • B – grafita, titânio e prata: Novamente, titânio e prata não são escolhas comuns para eletrodos não consumíveis.
  • C – tungstênio, grafita e titânio: Titânio não é empregado como eletrodo não consumível; apenas tungstênio e grafita são corretos aqui.
  • D – prata, carbono e tungstênio: Prata não é usada devido ao seu baixo ponto de fusão e alto custo.

Estrategia para interpretação: Fique atento às propriedades dos materiais. Materiais de alto ponto de fusão e baixo custo são preferidos. Palavras como “prata” e “titânio” podem ser pegadinhas, pois são caros e pouco práticos para esse uso.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo