O sinal de Mankoff é utilizado, principalmente, para:
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Para o professor Veloso França, são sinais de dor:
- Sinal de Mankof: contagem prévia do pulso radial, compressão do ponto doloroso e nova contagem do pulso. O aumento dos batimentos seria traduzido como existência de dor;
- Sinal de Levi: percebido através das contrações e dilatações da pupila, quando se comprime o ponto doloroso;
- Sinal de Müller: com um compasso apropriado, marca-se uma zona circular tátil de uma certa região onde a dor se localiza. Delimitado o ponto doloroso dentro desse círculo tátil, sem que o examinado olhe, comprime-se com o dedo um local que não seja doloroso dentro do mesmo círculo e, imediatamente, passa-se a comprimir o ponto doloroso. Quando existe simulação, o doente não se apercebe da mudança.
- Sinal de Imbert: quando a região dolorosa é um braço ou uma perna, coloca-se o paciente em repouso, contam-se as pulsações radiais e, em seguida, manda-se que ele se apoie na perna dolorosa ou segure um peso com o braço ofendido. O aumento do número de pulsações leva a concluir pela existência da dor.
Pense assim:
“Se o paciente tá MANKOFF, tá MANCANDO… porque sente dor referida
revrr
Sinal de Mankof → pulso radial | compressão | ponto doloroso | taquicardia | dor
Sinal de Levi → pupila | midríase | miose | compressão | dor
Sinal de Müller → compasso | área tátil | ponto doloroso | comparação | simulação
Sinal de Imbert → repouso | pulso radial | esforço | membro | dor
MANKOF = M de “Monitor cardíaco"
LEVI = L de “Lente (pupila)”
MÜLLER = M de “Mapa da dor”
IMBERT = I de “Impacto / esforço”
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo