O ano de 476, com a queda do Império Romano do Ocidente, ma...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q4126553 História
O ano de 476, com a queda do Império Romano do Ocidente, marca o fim do período histórico conhecido como Idade Antiga e o início de outro período histórico, conhecido como Idade Média, que vai até 1453 com a conquista de Constantinopla pelo Império Turco-Otomano. Sobre o desenvolvimento artístico na Idade Média, analise as afirmativas a seguir.

I. Na arte bizantina, a representação realista do classicismo deu lugar a uma arte mais abstrata e decorativa, na qual as cores vibrantes e o simbolismo eram usados para criar uma atmosfera mística.
II. A cidade de Constantinopla se tornou um efervescente centro cultural e artístico romano até sua queda em 1453.
III. Do início da arte bizantina, com a mudança do Império Romano do Oriente para a cidade grega de Bizâncio em 330, até 1453, não ocorreu nenhuma evolução significativa da estética da arte bizantina.
IV. As características mais significativas da arquitetura românica são a utilização da abóbada, dos pilares maciços que a sustentam e das paredes estreitas com aberturas amplas usadas como janelas.
V. A pintura e a escultura românica, que eram usadas para narrar histórias bíblicas e transmitir valores religiosos, estão sempre ligadas ao espaço arquitetônico.
VI. Os tímpanos, nos portais de entrada dos templos, tanto românicos quanto góticos eram áreas importantes também ocupados pelas esculturas.

Está INCORRETO o que se afirma apenas em
Alternativas