Biofármacos amplamente utilizados na terapêutica, como a in...
Considerando esse processo biotecnológico, assinale a alternativa que o descreve corretamente.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: B
1. Tema central da questão
O foco aqui é a produção de biofármacos por meio da técnica de DNA recombinante. Esse processo permite fabricar medicamentos como insulina e fator VIII em grande escala, de forma segura e padronizada, utilizando organismos geneticamente modificados.
2. Resumo teórico
No DNA recombinante, um gene humano (por exemplo, o que codifica a insulina) é isolado e inserido em um vetor — geralmente um plasmídeo bacteriano. Esse vetor é introduzido em um organismo hospedeiro (sistema de expressão heterólogo), como bactérias, leveduras ou células de mamíferos. O organismo passa a produzir a proteína humana, que é, então, purificada para uso terapêutico.
Fonte: Alberts et al., Biologia Molecular da Célula, 6ª ed.; Lei nº 11.105/2005 (Lei de Biossegurança).
3. Justificativa da alternativa correta (B)
A alternativa B descreve precisamente o processo: inserção do gene de interesse em um vetor, introdução em sistema heterólogo, levando à síntese da proteína desejada. É assim que biofármacos como insulina são produzidos hoje em larga escala.
4. Análise das alternativas incorretas
- A: Fala em modificação da proteína, mas o DNA recombinante atua no nível do gene, não diretamente na proteína.
- C: Multiplicação por clonagem celular não se refere à produção de proteínas por DNA recombinante, mas à expansão de células, o que não gera biofármacos em grande escala.
- D: Incorreto ao afirmar uso exclusivo de células de mamíferos; bactérias (como E. coli) são amplamente usadas para expressão de genes humanos.
- E: Fusão de proteínas e cromatografia gasosa não têm relação com a técnica de DNA recombinante.
5. Estratégias para interpretar a questão
Fique atento a termos como “proteína-alvo” (desvio de foco), “exclusivo” (generalização), e a procedimentos laboratoriais que não correspondem à biotecnologia genética. No DNA recombinante, o centro é sempre o gene e não a proteína pronta.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo