Leia o excerto a seguir, extraído de Paro (2012): “Por sua ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3456509 Pedagogia
Leia o excerto a seguir, extraído de Paro (2012):

“Por sua característica de ____________, a educação só pode dar-se mediante o processo pedagógico, necessariamente dialógico, não dominador, que garanta a condição de sujeito tanto do educador quanto do educando. Por sua imprescindibilidade para ____________, a educação deve ser direito de todos os indivíduos enquanto viabilizadora de sua condição de seres humanos. Isso tudo acarreta características especiais e importância sem limites à escola pública enquanto instância da divisão social do trabalho, incumbida da universalização do saber”.

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas. 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: D - relação humana ... a realização histórico-humana

1. Tema central da questão
Esta questão trabalha a natureza e finalidade da educação, destacando seu caráter de processo humano e seu papel na formação integral do indivíduo. Para acertá-la, é necessário compreender conceitos filosóficos e sociológicos presentes na obra de Paro (2012), amplamente referenciada em concursos de pedagogia.

2. Resumo teórico
A educação é entendida, no campo da filosofia e da sociologia, como um fenômeno fundamentalmente humano e social. Isso significa que ela só existe nas interações entre sujeitos (educador e educando), com vistas ao desenvolvimento de suas potencialidades históricas e culturais. Paulo Freire, por exemplo, enfatiza a relação dialógica e a construção coletiva do saber.

Além disso, a educação tem papel essencial na realização histórico-humana, que é a capacidade de cada pessoa de se constituir plenamente como ser humano em sua cultura e sociedade, participando criticamente da transformação social (LDB/96, Art. 2º).

3. Justificativa da alternativa correta
A alternativa D é a correta porque destaca que a educação só pode acontecer como relação humana, ou seja, por meio do encontro entre sujeitos, e que sua finalidade é a realização histórico-humana, assegurando que todos tenham direito à sua plena humanidade e participação social.

4. Análise das alternativas incorretas

  • A – Reduz a educação à formação técnica e qualificação profissional, visão limitada e tecnicista, contrária à ideia filosófica ampla.
  • B – Apesar de “construção coletiva” ser relevante, “reprodução cultural” é restrita e sugere apenas manutenção de tradições, sem transformação crítica.
  • C – “Adaptação social” e “inserção econômica” são enfoques utilitaristas, centrados em funções instrumentais, não na formação plena do ser humano.
  • E – “Ruptura com a realidade local” não condiz com a perspectiva de valorização e transformação crítica da realidade.

5. Estratégias para interpretação
Observe palavras-chave no texto (“processo pedagógico”, “sujeito”, “universalização do saber”, “seres humanos”) que sinalizam o enfoque humanista e histórico-filosófico. Desconfie de alternativas que reduzam a educação a aspectos técnicos, adaptativos ou meramente profissionais.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo