As plantas são organismos que realizam a fotossíntese. Esse...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3507679 Biologia
As plantas são organismos que realizam a fotossíntese. Esse processo, realizado pelo cloroplasto, depende da presença de clorofila. A fotossíntese envolve a fase fotoquímica, ou de reações de claro, e a fase química, ou de reações de “escuro”. De acordo com o que ocorre nesses processos, é correto afirmar que, na etapa
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: B

Tema central da questão:

A questão aborda fotossíntese, especificamente as etapas fotoquímica (luminosa) e química (escura) desse processo que ocorre nos cloroplastos das plantas. Para respondê-la, é preciso compreender onde e como ocorrem as principais reações da fotossíntese.

Resumo teórico prático:

Fotossíntese é dividida em duas fases:

  • Fase fotoquímica (luminosa): acontece nas membranas dos tilacoides, requer luz, e nela a clorofila absorve energia, liberando elétrons de alta energia. Ocorre fotólise da água, formação de ATP e redução do NADP+ a NADPH.
  • Fase química (Ciclo de Calvin ou reações de "escuro"): ocorre no estroma e utiliza ATP e NADPH para fixar CO2 e formar glicose. Apesar do nome, pode ocorrer na presença de luz, desde que os produtos da fase luminosa estejam disponíveis.

Referências: Amabis & Martho, Biologia das Células, 2013; Raven & Johnson, Biologia Vegetal, 2018.

Justificativa da alternativa correta (B):

Na fase fotoquímica, a clorofila absorve luz, seus elétrons se excitam e são transferidos a moléculas aceptoras na cadeia transportadora de elétrons. Esse transporte permite a geração de ATP e NADPH, essenciais para a fase seguinte. Por isso, a alternativa B está correta ao afirmar que a clorofila emite elétrons de alta energia capturados por aceptores.

Análise das alternativas incorretas:

  • A: Apesar da fotólise da água ocorrer na fase luminosa, ela não transforma NADPH2 em NADP; na verdade, o NADP+ é reduzido a NADPH.
  • C: A quebra de ATP em ADP + P (fosforilação) ocorre no estroma durante a fase química, não na fase fotoquímica, e não é a principal reação dessa etapa.
  • D: A fase química ocorre no estroma e não nas lamelas. Além disso, o CO2 é reduzido (não recebe hidrogênio diretamente), formando compostos orgânicos, e não glicose imediatamente.
  • E: A fase química não depende da ausência de luz; ela apenas não necessita dela diretamente. Também não libera O2 — a liberação ocorre na fase luminosa.

Estratégias de resolução:

Leia com atenção onde e quando cada processo ocorre. Identifique termos como tilacoide, estroma, luz, absorção de energia e produção de NADPH/ATP. Desconfie de afirmações absolutas, como "ausência de luz".

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo