De acordo com Mendham (2008), os métodos da chamada “química...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2425544 Química

De acordo com Mendham (2008), os métodos da chamada “química por via úmida”, como a análise titrimétrica, ainda desempenham um importante papel na química analítica moderna. Sobre o uso das técnicas de titrimetria em laboratórios de controle de qualidade, assinale a opção correta.

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa Correta: D

A questão aborda as técnicas de titrimetria, que são fundamentais na área de química analítica, especialmente em laboratórios de controle de qualidade. Essas técnicas são amplamente utilizadas para determinar a concentração de uma substância em uma solução através de um processo volumétrico. É essencial compreender a terminologia e os processos envolvidos na titrimetria para resolver a questão com precisão.

Resumo Teórico: A titulação envolve a adição gradual de uma solução de concentração conhecida, chamada de titulante, a uma solução cuja concentração é desconhecida, chamada de titulado, até que a reação entre elas esteja completa. O ponto em que isso ocorre é chamado de ponto de equivalência, e pode ser indicado por uma mudança de cor (indicador) ou por métodos instrumentais como a potentiometria.

Agora, vamos analisar cada alternativa:

A - Incorreta: A descrição está invertida. A substância cuja concentração é conhecida é o titulante, enquanto a substância que está sendo dosada é o titulado.

B - Incorreta: Apesar de dicromato de potássio, permanganato de potássio e sulfato de cério (IV) serem agentes oxidantes, o carbonato de sódio não participa de reações de oxidação-redução dessa forma.

C - Incorreta: Uma solução padrão é uma solução cuja concentração é conhecida com precisão. Se a concentração não é conhecida, ela precisa ser padronizada para se tornar uma solução padrão.

D - Correta: Na determinação da dureza da água, a titulação por complexação com EDTA é utilizada. Esta técnica realmente verifica dois pontos finais distintos, um para o íon cálcio e outro para o íon magnésio, que são os principais responsáveis pela dureza da água.

E - Incorreta: O método de Karl Fischer não é uma titulação por reação de neutralização. Trata-se de uma técnica específica para determinação de água baseada em uma reação redox, onde a piridina, se utilizada, não atua como uma base neutralizadora no contexto sugerido.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo